Quem somos

O ambulatório da Criança de Risco (ACRIAR) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG) é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG que completa 25 anos em outubro de 2013. É um ambulatório de follow-up de recém-nascidos prematuros (RNPT), que atende crianças com peso menor que 1500g e/ou idade gestacional inferior a 34 semanas, provenientes da Unidade de Cuidados Progressivos Neonatal da Maternidade Otto Cirne do HC/UFMG.

O acompanhamento é realizado desde a alta hospitalar até os sete anos de idade. Portanto, o ACRIAR integra a rede de assistência ao RN prematuro, dando seguimento ao acompanhamento preconizado pelo Método Canguru, após sua terceira etapa, complementando a assistência prestada pelas Unidades Básicas de Saúde, proposta pelo Ministério da Saúde.

Como o seguimento alcança a fase escolar da criança, o ACRIAR é referência para outros serviços de follow-up do RNPT e também local de capacitação para profissionais de saúde de várias cidades do estado de Minas Gerais que desempenharão importante papel na prevenção e redução de morbimortalidade infantil.


Ambulatório da Criança de Risco - ACRIAR- UFMG

NoticiasNotícias TwitterTwitter
FacebookFacebook Saúde InformaSaúde Informa
Saúde com CiênciaSaúde Com Ciência InformativoInformativo

logoufmg logomedicina






Site produzido pela Asssessoria de Comunicação
Social da Faculdade de Medicina da UFMG