Resultados

Em 1996, o ACRIAR passou a desenvolver pesquisas com o suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq. Desde então, 1430 crianças foram cadastradas. Atualmente, além da equipe permanente compõe o projeto uma equipe temporária composta por médicos residentes, acadêmicos de medicina, terapia ocupacional, enfermagem, fisioterapia, psicologia, mestrandos e doutorandos de toda equipe multiprofissional. Foram capacitados vários profissionais da área de saúde de Minas Gerais no atendimento a esta população.

Graças às pesquisas com o apoio de agências financiadoras, o Ambulatório já foi fonte de dados para sete dissertações de mestrado, 24 artigos em periódicos científicos e vários resumos em anais de congresso e sob forma de pôster, um capítulo de livro e uma produção técnica. Além dos estudos sobre o impacto da prematuridade no desenvolvimento, os dados coletados têm contribuído para conferir e analisar a validade de alguns testes estrangeiros aplicados em crianças pré-termo nascidas no Brasil.

Associado ao ACRIAR existe outra atividade de Extensão, o projeto “Sala de Espera”, do Serviço de Terapia Ocupacional, que conta com um aluno bolsista da PROEX. Desenvolvido e implantado há oito anos, tem como proposta estimular o desenvolvimento da criança por meio do brincar, promover a interação entre as crianças e com seus pais, e diminuir a ansiedade causada pela espera das consultas. O ACRIAR tem importante papel no atendimento aos RNPT da região metropolitana de Belo Horizonte e de alguns locais de Minas Gerais, pois é um dos poucos ambulatórios que presta assistência integral e interdisciplinar a estas crianças.

Medidas preventivas, para a população atendida no ACRIAR contribuem para a redução de gastos futuros com tratamentos, hospitalizações, reabilitação e escolaridade especial, frequentes nestas crianças. A equipe interdisciplinar especializada atua de maneira integrada com a família, acompanha e estimula o desenvolvimento da criança de risco, orienta a equipe educacional nas escolas e os profissionais envolvidos na atenção à saúde da criança.


Ambulatório da Criança de Risco - ACRIAR- UFMG

NoticiasNotícias TwitterTwitter
FacebookFacebook Saúde InformaSaúde Informa
Saúde com CiênciaSaúde Com Ciência InformativoInformativo

logoufmg logomedicina






Site produzido pela Asssessoria de Comunicação
Social da Faculdade de Medicina da UFMG