Aula inaugural do campus Saúde avalia momento atual da covid-19 e medidas de enfrentamento

Evento reúne comunidade da Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem, Hospital das Clínicas e Hospital Risoleta Toletino Neves

24 de novembro de 2020 - , , , , , , , , , ,

Na próxima segunda-feira, 30 de novembro, para marcar o início do segundo semestre letivo da UFMG, o campus Saúde promove a aula inaugural “Covid-19: análise do momento atual e medidas de enfrentamento”, com Unaí Tupinambás. O objetivo é contextualizar a pandemia e sensibilizar quanto às medidas não farmacológica de prevenção ao coronavírus junto aos alunos da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem, residentes dos hospitais das Clínicas e Risoleta Tolentino Neves, além da comunidade em geral interessada. O evento será online, às 14h, com transmissão pelo canal da Faculdade no Youtube.

Essa aula inaugural, a primeira que reúne as diferentes unidades, foi proposta pela Comissão Permanente do Campus Saúde devido à previsão do retorno de algumas atividades práticas e em laboratórios de simulação a partir de 30 de novembro, seguindo os protocolos de biossegurança e as orientações das autoridades sanitárias.

Serão centenas de estudantes circulando pelos espaços físicos das unidades acadêmicas e de saúde, após oito meses do início da pandemia, “que se configura como uma tragédia sanitária e humanitária sem precedentes”. É o que destaca a vice-diretora da Faculdade de Medicina, professora Alamanda Kfoury, que também participará do evento representando o presidente da Comissão do Campus Saúde e diretor da Faculdade, professor Humberto Alves. “Esse é um momento de muita expectativa para professores, estudantes e servidores”, ressalta.

“Pensando na nossa responsabilidade como educadores, em acordo com as discussões nas diferentes unidades, a ideia é promover uma aula inaugural que, coletivamente, permita dar mais do que acolhimento e boas-vindas aos nossos estudantes dos diferentes cursos. É uma excelente oportunidade para atualização sobre a situação atual da pandemia, de forma interativa e com um dos mais respeitados infectologistas do nosso país: Unaí Tupinambás, professor da Faculdade de Medicina e membro do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG e da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, que vem acompanhando diretamente a evolução desta pandemia no nosso meio. É uma oportunidade única para todos nós, pois a educação é o único instrumento real de transformação”

Alamanda Kfoury

Ela acrescenta que é importante a participação de toda a comunidade para compartilhar as expectativas e conhecimentos atualizados dentro das maiores evidências científicas, com informações seguras e práticas sobre como agir neste momento da pandemia. “É um momento para reforçar atitudes de segurança para si, para com os pares e para com a comunidade”.

Além da interação com palestrante, enviando as dúvidas pelo chat, haverá as boas-vindas da diretora da Escola de Enfermagem, professora Sônia Maria Soares, e das superintendente do Hospital das Clínicas, professora Andréa Maria Silveira, e do Hospital Risoleta Tolentino Neves, professora Alzira Jorge. A moderação será feita pela professora Cristina Alvim, coordenadora do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UFMG. O evento ainda conta com o apoio dos diretórios e centros acadêmicos dos cursos de graduação envolvidos.