16 de maio de 2007
REVISTA MÉDICA É REESTRUTURADA
Publicação formaliza Conselho Gestor com dez entidades e ganha novo projeto editorial
Fernando Grilo

Reitor da UFMG saudou a competência na área de saúde em BH
Minas Gerais vai ter a publicação científica brasileira mais influente no setor de saúde. Essa é a aposta de dez instituições de saúde mineiras, que assinaram na terça-feira, 15 de maio, na Faculdade de Medicina da UFMG, o protocolo de intenções para reestruturação da Revista Médica de Minas Gerais e para criação de uma entidade mantenedora da publicação.
“Nossa meta é tornar a Revista um veículo efetivo na educação permanente dos médicos e profissionais do setor”, afirmou na solenidade o diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna, também diretor-presidente do Conselho Gestor da publicação. “Nosso objetivo final é influenciar atenção à saúde e a gestão dos serviços, na busca por melhores resultados para as pessoas e a sociedade”, completou.
O secretário de Saúde de Belo Horizonte, Helvécio Magalhães Junior, anunciou que o projeto prevê, além da revista em formato impresso, uma publicação eletrônica e outras atividades de formação. “Espaços de convivência científica, técnica e política são muito necessários para nossos profissionais”, declarou.
Para o reitor da UFMG, professor Ronaldo Penna, a competência da área de saúde no estado pede uma publicação de peso. “O trabalho que se realiza nesse setor é um trabalho de ponta, e merece uma revista à altura”, afirmou.
O presidente da Unimed-BH e diretor administrativo-financeiro da Revista, Helton Freitas, destacou que o projeto une as principais entidades da categoria médica, incluindo a universidade, gestores do sistema público e o sistema cooperativista.
Compõem o conselho gestor da Revista a Associação Médica de Minas Gerais, Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Cooperativa Editora e de Cultura Médica, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Federação Nacional das Cooperativas Médicas, Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais, além da Faculdade de Medicina da UFMG, Secretaria de Saúde de Belo Horizonte e Unimed-BH, que formam sua diretoria executiva.
Conselho Editorial
O novo Conselho Editorial da Revista Médica de Minas Gerais elegeu, também na terça-feira, 15 de maio, o professor Enio Pietra, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, como editor-geral da publicação. Foram eleitos como editores-associados Henrique Leonardo Guerra, da Unimed; Davi de Pádua Brasil, da Faculdade de Ciências Médicas; Ennio Leão, professor emérito da Faculdade de Medicina da UFMG; e Manoel Otávio da Costa Rocha, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Também será composto um novo Conselho Científico para a publicação.
Sobre a Revista
A Revista Médica de Minas Gerais circula há 17 anos e sucedeu outras duas publicações tradicionais: a Revista da Associação Médica de Minas Gerais e os Anais da Faculdade de Medicina da UFMG, ambas iniciadas na primeira metade do século XX. Um dos objetivos da reformulação é indexar a revista nacional e internacionalmente. Também vai ser criada uma versão digital com a íntegra da Revista, em português e em inglês.
Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
(31) 3248 9651 - divulga@medicina.ufmg.br |