Anterior

Caso 45

 


Paciente do sexo feminino, 38 anos, procurou atendimento médico devido a cervicalgia iniciada há cerca de 2 semanas.

Com base na imagem e nos dados apresentados, pode-se concluir que a paciente apresenta:

a) Enfisema subcutâneo

25%

b) Provável artefato de técnica no exame

25%

c) Tumor de partes moles da região cervical

25%

d) Divertículo de esôfago cervical

25%
 

 

Análise da Imagem


Imagem 2: Radiografia de coluna cervical em incidência anteroposterior, feita com o paciente em ortostatismo, evidenciando presença de linhas radiopacas curvas e assimétricas, dispostas longitudinalmente ao eixo da coluna cervical, sobrepostas aos corpos vertebrais e aos tecidos moles à direita.

Diagnóstico

Os achados radiográficos são compatíveis com um artefato de técnica, causado pela presença de substâncias de alta densidade em creme de cabelo utilizado pela paciente durante o exame.

Enfisema Subcutâneo: O achado de linhas radiopacas na radiografia da paciente não é compatível com o diagnóstico de esfisema subcutâneo, que se apresenta como estrias ou bolhas de alta radiotransparência ao exame radiográfico

Tumor de partes moles: Geralmente se apresenta como um achado radiodenso homogêneo e bem delimitado, ao contrário do que se observa na imagem acima.

Divertículo de esôfago cervical: A lateralização da alteração radiodensa à direita na imagem apresentada torna este diagnóstico pouco provável, uma vez que o divertículo de esôfago cervical se localiza na linha média. Além disso, é dificilmente visualizado em radiografias não contrastadas.

Discussão

A radiografia simples é um exame amplamente empregado no meio médico e, apesar de seu uso rotineiro, a interpretação da imagem obtida nem sempre é fácil, uma vez que erros técnicos são bastante comuns. Esses erros são responsáveis pela produção de imagens no filme radiográfico processado, os chamados artefatos de técnica, que muitas vezes têm aspecto semelhante às alterações radiográficas encontradas em algumas doenças.

Algumas causas de produção de artefatos em radiografias incluem manuseio e processamento inadequados do filme, movimentação do paciente durante a realização do exame ou superposição de objetos ou substâncias, tais como jóias, roupas, fios, cremes, desodorantes, etc.

No caso mostrado, o artefato foi gerado pelo cabelo da paciente, que fazia uso de creme para cabelo e o manteve solto na altura dos ombros durante o exame. Este fato alerta para a necessidade de se retirar sempre os cabelos do campo irradiado, especialmente se estiverem molhados ou repletos de cremes ou gel.

A conduta a se tomar diante de um exame com um provável artefato de técnica é repeti-lo, com o cuidado de não cometer o mesmo erro técnico novamente, evitando mais prejuízos ou irradiação desnecessária do paciente. Um segundo exame dessa paciente, desta vez com os cabelos presos na parte superior da cabeça, confirmou a hipótese de que substâncias de alta densidade contidas no creme de cabelo foram os causadores dos artefatos no exame.

Aspectos relevantes

- Artefatos são imagens encontradas no filme radiográfico processado decorrente de erros técnicos durante a realização do exame;
- Artefatos de técnica podem simular alterações radiográficas encontradas em algumas doenças e gerar confusão na interpretação das imagens;
- Possíveis causas: manuseio e processamento inadequados do filme, movimentação durante a realização do exame e superposição de objetos ou substâncias;
- Diante de um exame com provável artefato de técnica, o mesmo deve ser repetido.

Referências

1. Lopes AKBF, Albuquerque SC, Silva EJC et al. Pseudolesões em Radiografia Secundárias a Cabelo – Ensaio Pictórico. Disponível em http://www.spr.org.br/jpr2011_resumos/1318/1318.swf [acesso em 30 de agosto de 2011].
2. Savassi PR, Castro LP. Tópicos em Gastroenterologia. Vol 1 - 1ª Ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1998.
3. Crummy AB, Juhl JH. Interpretação Radiológica. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Responsáveis

Nikole Nascimento de Albuquerque - Acadêmica do 9º período de Medicina da UFMG.
E-mail: nikalbuq[arroba]hotmail.com

Renato Oliveira - Acadêmico do 4º período de Tecnologia em Radiologia da UFMG.
E-mail: datonett[arroba]gmail.com

Orientadores

Dra. Fabiana Paiva Martins - Professora Assistente do Departamento de Propedêutica Complementar da Fac. de Medicina da UFMG, Médica Radiologista do HC – UFMG.
E-mail: fabpaivamartins[arroba]gmail.com

Revisores

Manuel Schutze e Rafael Tavares

 

 

Bookmark and Share

Siga o Imagem:      Twitter  |    Facebook  |    Informativo semanal                                          imagemdasemana@medicina.ufmg.br