As dimensões do problema da previdência social brasileira são colossais e não é provável que se consiga solução adequada em poucos anos. É muito provável que a situação socio-econômica de diversos idosos persista instável, insegura e/ou plenamente deficitária nos próximos vários anos.

A palavra asilo quer significar, de acordo com o Aurélio, "casa de assistência social, onde se sustentam e educam mendigos, órfãos, velhos e carentes". Com o correr dos anos, uma instituição deste tipo freqüentemente deteriora, isola-se do resto da comunidade, tornando-se um gueto ou um cisto social de excluídos. Daí o surgimento da conotação negativa para a palavra asilo.

A população que vai entregue a esse tipo de instituição é aquela com uma família incapacitada ou sem família; com dificuldade para prover o próprio sustento; rica em incapacidades físicas e mentais; considerada pouco atrativa para o convívio social por parte dos outros agrupamentos sociais.

As instituições residenciais de longa permanência precisam estar sempre sendo arejadas e reformadas, em constante refazer dos laços com a comunidade.

É muito desejável que o jovem universitário, um indivíduo muitas vezes oriundo das elites e inexperiente, possa ter contato com os mais relevantes problemas sociais. Serve para forjar no seu caráter o sentimento de responsabilidade social, além de ter um papel humanizador, Presta-se para angariar desde já a sua colaboração na difícil empreitada de tentar reduzir o sofrimento e a falta de condição daqueles menos privilegiados. Serve para a aprendizagem do respeito ao outro indivíduo humano, não importando quais as suas deficiências e limitações.

É fundamental marcar que a capacidade de respeitar e de ajudar não é inata no ser humano e nem sempre estará já pronta e disponível no jovem estudante. Precisa ser estimulada e cultivada no jovem. Ao longo dos anos de existência do Projeto Lar dos Idosos, pudemos constatar que o ambiente das casas para idosos tem se mostrado bastante propício para o desenvolvimento deste tipo de formação do caráter de jovens estudantes de medicina.

<<<volta

Voltar para Medicina Index