Home
Sobre o Nems
Publicações
Projeto Passagem
Observatório
Links
 
 

Maternidade do Hospital das Clínicas/UFMG

Maternologia

A maternidade do hospital das clínicas - UFMG - instituição pública, conveniada apenas ao SUS, está situada à avenida Alfredo Balena, 110 - Santa Efigênia.

A esta instituição fazem parte uma equipe de 28 obstetras, destes 2 plantonistas, 14 anestesistas, 28 pediatras, 9 enfermeiros, sendo que 5 são obstetras não atuantes, 5 auxiliares de enfermagem, 47 técnicas de enfermagem e 1 assistente social. Psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos não fazem parte do quadro de funcionários deste setor do hospital, porém quando há necessidade de encaminhamento, serão solicitados dos demais setores desta instituição.

A maternidade do hospital das clínicas conta com 12 enfermarias, com 34 leitos, uma enfermaria social com 6 leitos e 6 salas de parto.

São realizados aproximadamente 410 partos por mês e 5000 por ano nesta maternidade, havendo uma proporção equilibrada entre partos normais e cesáreas. Para parto normal utiliza-se anestesia local e esporadicamente a peridural, para cesariana é utilizada a raquidiana.

Este hospital possui também, alojamento conjunto (o recém nascido já sai do bloco cirúrgico com a mãe), UTI para mãe e para o bebê, serviço de neonatologia (O recém nascido é atendido até o primeiro mês de vida, neste hospital, posteriormente, será atendido no posto de saúde), Unidade canguru (o recém nascido de baixo peso que necessita de cuidados especiais fica com sua mãe que aprende realizar cuidados adequados).

As mães que chegam a este hospital vêm de várias cidades do interior, região metropolitana e capital. O médico examina a mãe após o parto, uma vez ao dia até a alta. A alimentação recebida pela mãe após o parto é livre.

Quanto aos exames feitos na maternidade com o bebe, pode-se citar:
Bilirrubina, glicemia, dentre outros que sejam necessários. O teste do pezinho é realizado no posto de saúde e o da orelhinha é proibido pela maternidade, pois este é invasivo.

Esta instituição oferece como vantagens à mãe e ao bebe um hospital adequadamente equipado e uma equipe altamente especializada e qualificada, comparado às demais maternidades.

<< voltar para publicações

 

 
    Av. Prof. Alfredo Balena, 190 / Belo Horizonte - MG - tel: +55 0XX 31 3409 9814                                                    passagem@medicina.ufmg.br