Defesa de Dissertação:Avaliação da mineralização e da composição corporal , por densitometria óssea, de crianças com fenilcetonúria do programa de triagem neonatal do estado de Minas Gerais.

Publicado em Calendario
19 de abril de 2010

23 de abril de 2010 (sexta-feira)
14:00 horas
Faculdade de Medicina – Sala 526
Campus Saúde. Av. Alfredo Balena, 190. Santa Efigênia. BH. MG.

DEFESA DE DISSERTAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente – Nível Mestrado

Aluna: CRISTIANI REGINA DOS SANTOS

Título:
“AVALIAÇÃO DA MINERALIZAÇÃO E DA COMPOSIÇÃO CORPORAL , POR DENSITOMETRIA ÓSSEA, DE CRIANÇAS COM FENILCETONÚRIA DO PROGRAMA DE TRIAGEM NEONATAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS”

Banca Examinadora:

Profa. Ana Lúcia Pimenta Starling/ Orientadora – UFMG
Prof. Ricardo Castanheira Pimenta Figueiredo – UFMG
Profa. Juliana Gurgel Giannetti – UFMG

Share

Liga Acadêmica do Trauma abre vagas e oferece simpósio

Publicado em Agenda
26 de fevereiro de 2010

Até o dia 9 de março, os interessados em ingressar na Liga Acadêmica do Trauma (LAT) podem se inscrever para as 40 vagas do processo seletivo 2010. Os formulários de inscrição estão disponíveis com os membros da diretoria da LAT, no horário do almoço, em um estande na portaria da Faculdade. Na data limite de inscrição os interessados podem fazer este processo no local do evento. Podem se candidatar alunos de Medicina da UFMG que estejam cursando a partir do 3º período. Leia mais

Share

UFMG recebe mais de 3 mil calouros

Publicado em Graduação
26 de fevereiro de 2010

Na próxima segunda-feira, dia 1º de março, começa mais um ano letivo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que recebe entre seus alunos os 3.851 novatos, aprovados no último vestibular. E para dar as boas vindas aos calouros e integrá-los ao ambiente acadêmico, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) organiza a Semana de Recepção dos Calouros que terá palestras, show e apresentações sobre a vida acadêmica, mobilidade estudantil e intercâmbios.

“Já é tradição na UFMG receber os calouros com essa semana especial”, afirma a pró-reitora adjunta de graduação Carmela Polito. Segundo ela, esse é um evento importante para apresentar a Universidade aos seus novos estudantes, explicando um pouco de suas normas, estruturas e organização. “É uma ótima oportunidade que os calouros têm de conhecer as possibilidades oferecidas pela UFMG e compreender suas responsabilidades como alunos”.

Durante toda a semana os estudantes participam de uma programação especial. No primeiro dia, a palestra de abertura será feita pelos atuais reitor e vice-reitora da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena e Heloísa Starling, e pelo reitor e vice-reitora da gestão 2010-2014, Clélio Campolina e Rocksane de Carvalho.

Ainda na segunda-feira, o atual pró-reitor de graduação Mauro Mendes Braga e a pró-reitora da gestão 2010-2014, Antônia Vitória Aranha, saudam os calouros e explicam as normas e o funcionamento dos cursos de graduação. No fechamento do dia, uma palestra com o professor Sérgio Cardoso, da Universidade de São Paulo (USP), sobre o tema “Que fazer nas universidades e das universidades?”

No segundo dia, o pró-reitor de Graduação, Mauro Mendes Braga retorna acompanhado dos pró-reitores Elizabeth Ribeiro (pós-graduação), Carlos Alberto Tavares (pesquisa) e Ângela Dalben (extensão) para abordar A vida acadêmica na graduação: conexões entre ensino, pesquisa e extensão. Estágios e programas de mobilidade para outras universidades do país serão tratados pela coordenadora do Programa de Mobilidade Estudantil, Maria José Menezes Brito, enquanto a diretora de Relações Internacionais Eliana de Freitas Dutra detalhará as diretrizes do programa de intercâmbio internacional da UFMG.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também dará suas boas-vindas aos novos alunos. Segundo Estevão Cruz, um dos coordenadores-gerais da atual gestão e estudante do curso de Ciências Sociais, “o DCE irá apresentar o seu trabalho, falar da responsabilidade e dos desafios de se estudar em uma universidade como a UFMG e convidar os calouros a participar do movimento estudantil”. Encerrando as atividades da terça, uma apresentação cultural com os músicos Rodrigo Torino e Leonardo Brasilino que apresentam um repertório com composições de Baden Powell.

A maioria das palestras será no auditório da Reitoria com transmissão simultânea para os auditórios da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Na quarta-feira, as atividades acontecem nas unidades acadêmicas, onde os calouros receberão informações mais específicas sobre seu curso. Todas as atividades foram organizadas em parceria entre a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), diretores das unidades e colegiados dos cursos de graduação.

Confira horário e local das atividades.

Share

Encontro debate o panorama atual da saúde

Publicado em Agenda
26 de fevereiro de 2010

No próximo dia 4, quinta-feira, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina recebe membros do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) para encontro que discutirá o tema Panorama atual da saúde: contradições, limites e possibilidades.

O  objetivo do encontro é incrementar as ações do Núcleo do Cebes de Belo Horizonte. “Convidamos não só pessoas filiadas ao Cebes, como todos os interessados na manutenção do direito universal da saúde, na consolidação do SUS e da agenda da reforma sanitária brasileira para juntos reconstruirmos esse espaço”, destacou Ângela Dayrell de Lima, pesquisadora do Nescon e uma das responsáveis pelo reativação do Núcleo.

O debate será mediado pela professora Eli Iola Gurgel Andrade (MPS), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde do Nescon.

O professor Francisco Eduardo de Campos, titular do MPS e Secretário da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde também participa do encontro, além de Laine de Fátima dos Santos, vice-coordenadora do Núcleo de Telessaúde da e Helvécio Magalhães, Secretário Municipal de Planejamento de BH.

Na ocasião também será debatida a conjuntura da saúde e elaborada uma agenda de atividades do ano.
Mais informações: angelad@medicina.ufmg.br.

Redação: com Comunicação Nescon
(31) 3409 9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br

Share

Conservatório UFMG abre temporada 2010

Publicado em Agenda
26 de fevereiro de 2010

Abrindo a temporada 2010 de concertos do Conservatório UFMG, a série de concertos didáticos Quarta Cultural apresenta na próxima quarta-feira, 3 de março, às 12h30, um concerto da Orquestra de Câmara de Belo Horizonte. Leia mais

Share

Saúde Mental oferece vaga para professor substituto

Publicado em Concursos
26 de fevereiro de 2010

O Departamento de Saúde Mental (SAM) da Faculdade de Medicina da UFMG está com uma vaga aberta de professor substituto na área de conhecimento de psiquiatria. Os candidato devem ter residência médica credenciada pelo MEC na área.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Departamento, de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e de 13h às 16h. A seleção será feita por meio de análise de currículo e entrevista.

Informações sobre a vaga, datas e prazos podem ser encontradas no edital n° 130, de 12 de fevereiro de 2010.

Acesse o edital e conheça outros concursos.

Mais informações: SAM – (31) 3409 9785.

Share

Vestibular 2010: UFMG convoca aprovados para ocupar vagas

Publicado em Notícias
26 de fevereiro de 2010

Está disponível no site do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da UFMG a lista de 109 candidatos classificados no Vestibular 2010 que estão sendo convocados para ocupar vagas de primeira entrada. Esses candidatos foram aprovados na Universidade para o segundo semestre mas estão sendo chamados agora para fazer o registro acadêmico e iniciar as aulas já em março.

As vagas surgiram porque alguns convocados para matrícula entre 8 e 12 de fevereiro não compareceram ou desistiram, segundo a diretora de Registro Acadêmico da UFMG, Ana Lúcia Ribeiro Diniz.

O registro deverá ser efetuado no Departamento de Registro e Controle Acadêmico, prédio da Unidade Administrativa III, campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627), nas próximas quarta e quinta-feiras, dias 3 e 4 de março, das 9h às 11h.

Para o registro, os candidatos deverão preencher a ficha de cadastro, pela internet, no endereço eletrônico www.ufmg.br/drca, a partir de segunda-feira, dia 1º de março, às 10h. Para acessá-la, é necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Vestibular 2010.

Documentos
Os documentos necessários para o registro – original e uma cópia – são o certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio; histórico escolar do ensino fundamental para os candidatos que utilizaram o Programa de Bônus; carteira de identidade; título de eleitor; CPF; certificado militar, quando for o caso; e declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação de outra instituição pública de ensino superior brasileira. Também é preciso apresentar dois retratos 3×4 recentes (escrever o nome e o curso do candidato no verso das fotos).

No caso da conclusão do ensino médio no exterior, não é necessária a apresentação de certificado de conclusão e histórico escolar. Os candidatos nessa situação deverão apresentar o parecer de equivalência de estudos emitido pela Secretaria de Estado da Educação.

Os convocados que não comparecerem no prazo estabeleido ou não apresentarem os documentos exigidos perderão o direito à vaga.

(Redação: Cedecom/UFMG)

Share

O SUS que queremos é o tema do Saúde com Ciência

Publicado em Notícias
25 de fevereiro de 2010

Ilustração da cartilha de cordel "O dia que o SUS visitou o cidadão", do Ministério da Saúde.

O Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) é reconhecido internacionalmente como um dos mais avançados e democráticos projetos de saúde pública do mundo, previsto para prestar assistência integral à saúde dos mais de 170 milhões de brasileiros, sem discriminação.

Apesar de seus 22 anos de criação, a plena implantação do Sistema ainda não foi efetivada. E os motivos desse descompasso são muitos.

Desafios, avanços e a importância do SUS, o maior ‘plano de saúde’ dos brasileiros, são alguns dos aspectos que serão tratados na reapresentação do programa Saúde com Ciência, que vai ao ar na semana de 1° a 5 de março.

O programa educativo leva tradicionalmente ao ar, a cada dia, cerca de quatro minutos de informação sobre saúde. Dúvidas da população são respondidas por especialistas de várias áreas e convidados. Neste programa, dentre vários entrevistados ilustres está o próprio ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Produzido pela Faculdade de Medicina, com apoio da Escola de Enfermagem e Hospital das Clínicas, as edições veiculadas do programa estão disponíveis na página www.medicina.ufmg.br/radio, onde podem ser ouvidas na página ou baixadas. Apoiam a Casu e o CNPq.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
Segunda-feira, 22/03
O que é SUS?
Entrevistada: Profa. Maria Rizoneide Negreiros – enfermeira e pesquisadora do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG.
Dr. José Gomes Temporão – ministro da saúde.

Terça-feira, 23/03
O desafio de incluir com qualidade
Entrevistados: Prof. Eugênio Vilaça – especialista em sistema de saúde
Dr. Gastão Wagner – professor de Saúde Pública da Unicamp.

Quarta-feira, 24/03
Gestão eficiente
Entrevistados:  Dra. Sônia Gesteira – gerente de assistência da Secretaria Municipal de Saúde de Minas Gerais
Prof. Eugenio Vilaça – especialista em sistema de saúde.

Quinta-feira, 25/03
Profissional voltado para promoção da Saúde
Entrevistados: Prof. Edison José Corrêa, coordenador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG
Dr. Gastão Wagner – professor de Saúde Pública da Unicamp.

Sexta-feira, 26/03
Direito dos usuários
Entrevistada: Roseli Oliveira, gerente de projetos especiais da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Share

Alunos do Internato Rural vão conhecer as cidades de destino

Publicado em Agenda
25 de fevereiro de 2010

Na segunda-feira, dia 1º de março, os estudantes do Internato Rural vão conhecer as cidades escolhidas para receber os futuros médicos no segundo trimestre de 2010. A seleção vai acontecer no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, às 12h. Leia mais

Share

Medicina recebe alunos do novo curso de graduação

Publicado em Notícias
25 de fevereiro de 2010

Neste ano, o semestre letivo da Faculdade de Medicina começa com novidades. A UFMG irá oferecer, pela primeira vez, uma graduação que forma tecnólogos. Os 40 alunos do novo curso de Tecnologia em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, oferecido pelo Departamento de Propedêutica (PRO), serão recebidos junto aos 320 calouros de Medicina e aos 50 estudantes ingressos na Fonoaudiologia. Leia mais

Share
próximo »