Biblioteca adquiriu mais de 5 mil livros desde 2006 (corrigida)

06 de março de 2008

Livros em números

Compras e doações (2006 a 2/2008) – R$641.191,11
Novos exemplares (2006 a 2/2008) – 5.758

Total contábil do acervo, desde a fundação da Biblioteca: R$1.929.718,53
Total de exemplares: 50.283 (34.283 atuais + 16.000 de acervo antigo, a ser processado)

metas-consolacao_14dez_todos_9_80.jpg Além da melhoria do acervo, em 2007 também houve muitas outras melhorias na Biblioteca Baeta Vianna, segundo a bibliotecária Maria da Consolação Lopes (foto ao lado), coordenadora do setor.

Ela conta que a Biblioteca ganhou nova pintura e parte da iluminação foi renovada. No salão de leitura foram substituídas 30 mesas e 150 cadeiras. Também foi criada a sala Universia, um laboratório de informática com 16 microcomputadores, fruto de convênio entre a UFMG e o Grupo Santander.

O Serviço de Comutação da Biblioteca sofreu melhorias e passou a trabalhar com maior rapidez e eficiência. A entrega de artigos científicos foi otimizada a partir do uso de um novo programa (Ariel), que envia os documentos por e-mail.

metas-2008_equipe_biblioteca.jpgNo que se refere à capacitação dos funcionários do setor (foto), oito deles foram treinados em Atendimento de Usuários, pela Biblioteca Universitária. Cinco bibliotecários foram treinados para atendimento no uso do Portal Capes e outras duas fizeram o curso de gestão promovido pelo Programa de Melhoria de Apoio a Gestão (PMAG) da Faculdade de Medicina.

A coordenadora cita, como metas para 2008 as obras para melhoria física do espaço, que continuam. Há projetos para ampliação do número de salas para estudo em grupo, sinalização, automatização da portaria, melhoria da segurança com a instalação de câmaras e telas nas janelas, aumento das máquinas na sala de informática e modernização dos microcomputadores.

Além de continuar buscando o aperfeiçoamento do acervo bibliográfico, outra meta da Biblioteca é a execução do projeto para incorporação de material bibliográfico não processado à Base de Dados SB@net, o que permitirá disponibilizar o material no Sistema Pergamum. Isso, por sua vez, vai possibilitar o acesso físico e virtual das obras, além da consulta interna, do empréstimo da coleção.

A bibliotecária Maria da Consolação garante que seu setor continuará trabalhando para cumprir seu papel de referência na área da saúde de forma cada vez mais eficaz. “Respaldando os programas da instituição e contribuindo para a formação e educação continuada dos recursos humanos da área”, afirma.

Acesse o site da Biblioteca

Mais informações: bibadm@medicina.ufmg.br