União para Qualidade apóia Congresso


02 de maio de 2008


A União Brasileira para a Qualidade (UBQ) vai apoiar o 1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, programado para 12 a 15 de novembro, com o tema “Desafios da Promoção da Saúde”.

O apoio foi acertado em reunião da diretoria da entidade com a comissão organizadora do evento no final de abril. “Ficamos encantados quando soubemos que a Faculdade de Medicina iria promover um encontro com esse tema, que significa uma mudança de paradigmas”, afirma o presidente da UBQ, Maurício Roscoe.

O Departamento de Saúde da organização trabalha com o conceito de promoção da saúde junto às empresas. “Já há nove anos lançamos a semente dessa idéia de que saúde não é só ausência de doença”, disse a diretora da área, Eliane Ribeiro César, professora aposentada da UFMG. “Essa nova visão de saúde abrange o direito à habitação, à segurança, ao bem estar, à qualidade de vida”, afirmou.

A UBQ vai participar especialmente do curso pré-congresso, programado para ter duração de oito horas, no dia 12 de novembro. Também vai colaborar na organização de oficinas e na divulgação do Congresso. Os membros da entidade sugeriram ainda maior destaque ao gerenciamento do estresse, um dos temas previstos no programa do Congresso.

“Essa reunião foi muito importante, numa perspectiva que vai além do 1º Congresso, para continuarmos trabalhando em projetos que interessem a comunidade”, comemorou o presidente do Congresso e diretor da Faculdade de Medicina, professor Francisco Penna.

Foto: Marcus Vinícius dos Santos