Sono em dia na volta às aulas


14 de fevereiro de 2011


Fevereiro, o mês de volta às aulas, é também o período para deixar de lado a desorganização das férias e voltar para a rotina. Horários regrados para dormir podem não ser agradáveis, mas, segundo especialistas, são fundamentais no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.

O número de horas de sono varia de acordo com a faixa etária. Independentemente da idade, porém, todos devem dormir pelo menos oito horas por dia e em horários mais ou menos fixos. O ambiente para entrar no mundo dos sonhos também deve ser tranqüilo e silencioso.

“Muita gente acha que o sono é só uma fase para repouso. Mas é também o momento em que nosso cérebro está em intensa atividade”, orienta Arthur Kummer, psiquiatra e professor do departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG. Segundo o médico, é como se nossa cabeça aproveitasse o descanso do corpo para organizar informações obtidas durante as horas anteriores. “Há fixação de memória,  reposição de determinadas substâncias importantes e produção de hormônios”, exemplifica.

Saúde com Ciência

“Sono” é um dos assuntos da edição”Volta às Aulas” do programa “Saúde com Ciência”, veiculado entre os dias 14 e 18 de fevereiro. Especialistas convidados falam ainda sobre dicas de alimentação saudável e importância do diálogo com crianças e adolescentes. Confira a programação:

Segunda-feira – Sono

Terça-feira– Hábitos alimentares

Quarta-feira – Violência na escola – Bullying

Quinta-feira – Atividade física para criança

Sexta-feira – Lazer externo

Saiba como ouvir os programas no site da Medicina