Medicina e Universidade de Londres firmam parceria

25 de março de 2011

Uma parceria firmada nesta semana entre a Faculdade de Medicina da UFMG e a Reta Lilla Weston Institute of Neurology, na University College of London, pode contribuir para avanços no estudo e pesquisa da área de neurologia.

O convênio nasceu de trabalhos anteriores desenvolvidos pela equipe do professor Francisco Cardoso, do departamento de Clínica Médica, e a Universidade inglesa. Uma das primeiras propostas é  promover o intercâmbio de docentes e alunos da pós-graduação entre as duas instituições. “Nós já temos um aluno da pós que, no próximo mês, vai a Londres para um período de estudos”, afirma.

Professores Allan Thompson (à esquerda) e Andrew Lees (à direita), da University College of London. Ao centro, o professor Francisco Cardoso, em nome da Faculdade de Medicina da UFMG.

As contribuições também devem chegar ao setor de pesquisa. “Faremos um trabalho de cooperação. Eles já têm interesse em algumas doenças que não são tão freqüentes na Inglaterra, como a Coreia Reumática”, exemplifica. A doença é neurológica e caracterizada por movimentos involuntários dos braços, pernas e da cabeça, além de fraqueza muscular e outros sintomas.