ICUH 2011 recebe inscrição de trabalhos

27 de abril de 2011

A 10ª Conferência Internacional de Saúde Urbana (ICUH 2011), que terá, pela primeira vez, sede na América Latina, já recebe inscrições de trabalhos. O evento é sediado em Belo Horizonte, pela Faculdade de Medicina da UFMG,  e será realizado paralelamente ao 2º Congresso Nacional de Saúde, no mês de novembro.

Podem participar e inscrever resumos profissionais e estudantes da saúde, como também pessoas de qualquer área profissional que tenham como objeto de estudo o espaço urbano. “É um público bem diverso. Esperamos receber pessoas da medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia,  nutrição, como também aqueles da arquitetura, engenharia ou sociologia, por exemplo”, destaca a professora Waleska T. Caiaffa, presidente da ICUH 2011.

Para esta edição, realizada entre os dias 1º e 5 de novembro, foi escolhido o tema “Ações da saúde urbana direcionadas à equidade”. A ideia, segundo a professora, é discutir políticas para reduzir desigualdades injustas e evitáveis das áreas urbanas que acarretam em injustiça social. “O Belvedere, por exemplo, tem moradores com excelente qualidade de vida. Ao lado, há favelas com altas taxas de mortalidade, incluindo homicídios. É o que chamamos de iniquidade”, explica.

As inscrições dos resumos devem ser feitas até 30 de junho pelo site da ICUH. Nele, estão os temas e normas de submissão. As inscrições para a Conferência poderão ser feitas em breve.

Programação

A ICUH 2011 inclui palestras, workshops, exposição de pôsteres, plenárias e até visitas a algumas áreas de intervenção urbana que gera impacto na saúde pública de Belo Horizonte, como academias e sede do programa Vila Viva, no Aglomerado da Serra.

Como a Conferência é internacional, todas as atividades serão proferidos em língua inglesa. A expectativa é que haja, em algumas, tradução simultânea.