Sai resultado da seleção para o curso em Saúde da Família

24 de junho de 2011

Os candidatos ao Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) já podem conferir o resultado final da seleção do curso. Os nomes dos aprovados estão disponíveis no site do Programa Ágora,  e também nos oito polos de apoio presencial do CEABSF: Araçuaí, Campos Gerais, Corinto, Governador Valadares, Pompéu, Teófilo Otoni, Uberaba e Lagoa Santa.

Os selecionados devem ficar atentos ao período de cadastro na UFMG, que vai de 5 a 12 de julho. Para realizá-lo, basta preencher o formulário , conforme instruções do edital . “É importante lembrar que não realizar o cadastro dentro do prazo implica em perda da vaga na Universidade”, alerta Maria José Grilo, membro da equipe de coordenação do Programa Ágora. Outra recomendação de Maria José é que aqueles que por algum motivo fiquem impedidos de fazer a especialização se manifestem o mais rápido possível, para que a vaga seja preenchida por outro candidato.

O início das aulas está previsto para 1º de agosto, quando os alunos receberão senha e orientações de acesso à plataforma virtual do curso. No dia 6 de agosto será realizado o primeiro encontro presencial, no polo para o qual o aluno se inscreveu.

Números da seleção

Foram, no total, 1059 inscritos às 300 vagas abertas neste semestre. O polo de Lagoa Santa foi o que mais recebeu inscrições: 278 para as 75 vagas oferecidas na localidade. Com 25 vagas disponíveis, Araçuaí foi o município menos procurado, com 78 candidaturas recebidas.

Entre as categorias profissionais que participaram do edital, a dos enfermeiros liderou o ranking de inscrições, com 791 candidatos, seguidos pelos cirurgiões dentistas, com 167 inscritos, e médicos, com 100.

Em sua sexta edição, o CEABSF alcança a marca de 2025 vagas ofertadas, 403 profissionais formados e outros 1228 em processo de qualificação.  Os dados situam a especialização da UFMG entre as maiores em qualificação para a Atenção Primária no país.

Boas vindas

“O curso é a distância, mas a palavra-chave aqui é comunicação. Gostaria, portanto, de receber os 300 novos alunos do CEABSF a partir dessa premissa, convidando-os a estarem sempre em contato conosco e a nos procurarem sempre que tiverem críticas, dúvidas, ou sugestões. Isso ajuda a aprimorar o curso”, diz Edison Corrêa, coordenador do Programa Ágora. Já o coordenador de monitoramento e avaliação do programa, Raphael Aguiar, lembra os aprovados da importância de se levar o curso a sério, com empenho e dedicação. “É interessante reforçar que o CEABSF é financiado com recursos públicos, do SUS, e que, portanto é importante que o aluno assuma o compromisso de ir até o fim da formação. Se ele achar que não dá conta agora, é melhor ceder a vaga para algum colega que possa se beneficiar mais dela e tentar a seleção novamente no próximo semestre”, recomenda.

Outro convite feito pela equipe de coordenação do curso é de que os alunos já comecem a se familiarizar com os recursos disponibilizados pela formação, como a biblioteca virtual . Gratuita e aberta a qualquer pessoa, nela se encontram os módulos didáticos utilizados na especialização, os trabalhos de conclusão de curso realizados pelas turmas anteriores, entre outros materiais do gênero.

(Com Assessoria de Comunicação do Nescon)