Especialistas debatem medicina de urgência


29 de junho de 2011


Começaram nesta quarta-feira, 29, as atividades da 9ª Semana de Medicina de Urgência da Faculdade de Medicina da UFMG. O evento engloba palestras e apresentações de casos clínicos, com a participação de alunos, professores e profissionais da área.

A organização da rede de saúde para a melhoria do atendimento de urgência foi amplamente debatida na manhã de hoje. A professora do Departamento de Cirurgia, Paula Martins, que também coordena o Serviço de Urgência e Emergência da Prefeitura de Belo Horizonte, foi integrante de uma das mesas-redondas. Ela abordou a necessidade de estruturação da rede de saúde, de maneira a atender melhor às demandas e necessidades da população, além da administração eficiente do atendimento de urgência, que identifique as prioridades e encaminhe os pacientes, evitando a superlotação de determinados setores.

Outro convidado da mesa-redonda foi o médico Rasível Reis Júnior, referência técnica na Coordenação de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde. Segundo ele, o sistema de saúde deve passar por uma reformulação, para sair do modelo fragmentado e passar a interligar todos os setores em uma rede única. “É preciso reunir o atendimento à saúde sob uma linguagem única, definindo melhor os papéis dos pontos de atenção. Esses pontos devem estar integrados, articulados e comprometidos com o resultado conjunto”, afirmou.

Foto - André Brant/SES

Rasível Reis Júnior, referência técnica em urgência e emergência da SES. FOTO: André Brant

A 9ª Semana de Medicina de Urgência é promovida pelos departamentos de Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica e Cirurgia, e organizada por alunos do 10º período do curso de Medicina, sob coordenação do professor Ênio Pietra. O evento oferece palestras e apresentações até amanhã, 30 de junho.

Veja a programação