Professor discute Teste do Pezinho em Audiência Pública


30 de junho de 2011


O portal da Faculdade de Medicina da UFMG está disponibilizando vídeo que contém o pronunciamento do professor Marcos Aguiar durante a Audiência Pública sobre o Teste do Pezinho, realizado pelo Senado Federal. A iniciativa aconteceu no dia 6 de junho, mesmo dia em que é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Na ocasião, políticos, pesquisadores e gestores da saúde se reuniram para analisar os avanços e discutir os desafios enfrentados em cada região do país. A Audiência Pública foi realizada no âmbito da Comissão de Direitos Humanos, a partir de um requerimento da então senadora Gleisi Hoffmann.

O “Teste do Pezinho” é o nome popular para a triagem neonatal, exame que possibilita o diagnóstico precoce de quatro doenças: fenilcetonúria, fibrose cística, doença falciforme e hipotireoidismo congênito. O procedimento é realizado nos primeiros dias de vida, retirando um pouco de sangue do calcanhar do recém-nascido. No estado de Minas Gerais, o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) é o responsável pelo diagnóstico e pelo acompanhamento do tratamento dos doentes.

Vice-diretor do Nupad, Marcos Aguiar foi convidado para apresentar o trabalho desenvolvido em Minas Gerais que possui reconhecimento internacional. O vídeo do pronunciamento foi disponibilizado pelo Senado Federal para a Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG.

Assista ao vídeo:

 

Assista ainda, na TV Senado, outros pronunciamentos realizados na Audiência Pública sobre o Teste do Pezinho.