Medicina prestará homenagem a Hilton Rocha


05 de julho de 2011


Os cem anos do nascimento de Hilton Rocha, um dos mais prestigiados oftalmologistas do país, serão celebrados na Faculdade de Medicina da UFMG. Uma comissão foi formada para organizar uma sessão solene em 13 de dezembro, em homenagem ao médico e ex-professor da unidade.

Hilton Rocha (1911 – 1993), que ganhou reconhecimento pelo uso de técnicas aprimoradas e atendimento humanístico aos pacientes, também se destacou como um professor de excelência. “Ele foi um visionário”, lembra Nassim Calixto, médico oftalmologista, que por quase 40 anos, atuou ao lado de Hilton Rocha.

Entrega de prêmio de cidadão honorário de Pedro Leopoldo, em 1982. Crédito: arquivo pessoal.

De acordo com Nassim Calixto, Hilton Rocha tornou-se professor catedrático da então Escola de Medicina quando tinha pouco mais de 30 anos, na década de 40. Foi também o responsável por implementar um modelo de residência médica no país, que consistia em dedicação em tempo integral, durante dois anos, ao Hospital São Geraldo.

A sessão solene em homenagem a Hilton Rocha será realizada na Associação Médica de Minas Gerais. O horário ainda não foi definido.