Pólo de Lafaiete vai oferecer especialização em SF (republicada)

Publicado em Extensão
27 de julho de 2007

(Atualizada em 7 de agosto de 2007)

Será inaugurado hoje, pelo governo federal, o primeiro Pólo de Apoio à Educação a Distância de Minas Gerais, em Conselheiro Lafaiete, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, região central do Estado.

A iniciativa faz parte do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com municípios, Estados e instituições públicas de ensino superior. Participam do  pólo de Conselheiro Lafaiete as universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Ouro Preto (Ufop).

No local, serão oferecidos pela UFMG  os cursos de graduação em geografia (bacharelado) e pedagogia/normal superior, além de dois cursos de especialização. À Ufop caberá  os cursos de graduação em matemática (licenciatura) e administração (bacharelado).

Por meio do Programa Ágora, vinculado ao Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon), o Pólo irá oferecer dois cursos de especialização: Atenção Básica em Saúde da Família (proposto pelo Nescon e dirigido às áreas da medicina, odontologia e enfermagem) e Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem (proposto pelo Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem). Cada curso de especialização contará com 50 vagas e a  seleção dos alunos ocorrerá ainda este ano.

Para o curso de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, as próximas etapas incluem seleção dos tutores locais e publicação de edital de convocação dos profissionais de saúde do município, um acordo entre prefeitura e a UFMG.

Segundo o professor Edison Corrêa, coordenador institucional do Àgora e subcoordenador do Nescon, “essa inauguração é a concretização de um projeto maior de educação, que irá atender várias cidades pólos e centenas de municípios mineiros”, comemora, lembrando que este é o primeiro de dez pólos previstos para inauguração em Minas Gerais, todos com participação da UFMG.

Outros pólos serão criados, ainda este ano, em Araçuaí, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Formiga,  Campos Gerais, Corinto, Januária e Uberaba e juntos vão oferecer 2.350 vagas.

Instalações
O Pólo de Apoio a Educação à Distância de Conselheiro Lafaiete funciona na rua Marechal Deodoro n° 8, no bairro Santa Matilde.

De área construída suas instalações medem 900 metros quadrados. São 17 salas de aula, além de biblioteca, espaço para videoconferências, laboratório de informática, laboratórios dos cursos e salas para os tutores.

O local estará aberto para consulta eventual dos alunos aos tutores e para os encontros presenciais dos cursos a distância.

Lançamento
Na solenidade estão previstas as presenças do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, dos reitores da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena, e da Ufop, João Luiz Martins, além de representantes do Ministério da Educação e de prefeituras e escolas da região.

Também participam a professora Maria do Carmo Vila, coordenadora do Centro de Apoio à Educação à Distância da UFMG e Ione Maria Ferreira de Oliveira, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFMG.

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina / Nescon
Redação: Zirlene Lemos – Jornalista, com Cedecom / UFMG