Estudante da UFMG ganha concurso do NEJM

09 de abril de 2012

O trabalho de uma estudante do curso de Medicina da UFMG lhe garantiu a oportunidade de participar de um simpósio em Harvard, no Estados Unidos, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo. Maria Cysne Barbosa, do 8º período de medicina da UFMG, foi uma das vencedoras de um concurso promovido pelo periódico médico New England Journal of Medicine, recebendo assim um convite para assistir a uma conferência acadêmica em junho.

Maria Cysne é aluna do 8º período do curso de Medicina.

O concurso foi lançado em dezembro de 2011, antecipando as comemorações de 200 anos do jornal. Para participar, estudantes ou residentes de medicina deveriam responder à pergunta: “In the last twenty years, the internet and social networking have brought profound changes in how information is communicated. How can we harness this technology to improve health?” (Tradução: “Nos últimos vinte anos, a Internet e as redes sociais trouxeram profundas mudanças na forma como informações são comunicadas. Como podemos tirar proveito dessa tecnologia para beneficiar a saúde?”).

As primeiras 600 respostas enviadas em forma de vídeo, redação e foto ou só redação concorreriam ao prêmio. A descrição de um produto – que por questões de sigilo ainda não pode ser divulgado – enviada por Maria Cysne foi selecionada entre os 150 melhores.

A notícia foi recebida com entusiasmo pela estudante, que considera o New England Journal of Medicine o mais importante jornal de medicina do mundo. Como pretende seguir carreira acadêmica, a futura médica vê, no evento, a possibilidade de criar um contato com membros de instituições renomadas em suas áreas de interesse, que são projetos interdisciplinares entre a área de exatas e a Medicina.