Biblioteca da Faculdade de Medicina doa livros

23 de abril de 2013 -

A Biblioteca J. Baeta Vianna disponibilizou em sua página eletrônica uma lista com 2.582 livros para doação. A maioria das obras foi publicada na década de 1980 a 1990 e se concentra na área da Saúde, mas também há títulos das áreas de Educação, Literatura, Ciências, dentre outras.

Instituições de ensino públicas e particulares, estudantes, professores e demais interessados podem retirar os exemplares. Os pedidos devem ser encaminhados para o e-mail bibadm@medicina.ufmg.br com cópia para ehah@medicina.ufmg.br .

As obras ficarão disponíveis até outubro de 2013 no Setor de Processamento Técnico de Livros da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Aqueles que quiserem levar exemplares têm que arcar com o transporte e assinar um termo de doação da instituição.

Seleção

Segundo a administração da Biblioteca, a necessidade das doações surgiu devido à falta de espaço para as novas obras adquiridas. Como existem vários exemplares de um mesmo livro e alguns que nunca foram emprestados, muitos deles vão para o “desfazimento” para que os novos ganhem espaço.

Mais de 2,5 mil livros serão doados

Elza Hugo, catalogadora do setor de processamento técnico, afirma que é muito comum existirem mais de 30 exemplares de uma mesma obra, já que muitos são obrigatórios para os cursos e com um custo alto para os alunos.  Há obras, inclusive, que têm 150 exemplares. Como as novas edições vão chegando e as antigas não são tão usadas, o espaço vai se tornando cada vez menor.

A catalogadora também explica que a seleção de obras a serem doadas incluiu as fases de avaliação, baixa e separação. Logo após esse processo, as obras ficaram disponíveis para as outras bibliotecas da UFMG, para então serem liberadas para a comunidade externa.

Memória

Mesmo com as doações, nenhum livro deixa de existir na biblioteca. Os títulos e edições mais antigas têm no mínimo dois exemplares para consulta e depois vão para o chamado “Acervo Antigo”, onde são conservados como Memória da Faculdade de Medicina.

Esta é a segunda vez que a Biblioteca J. Baeta Vianna promove a doação de livros. Em 2009, foram oferecidas obras das décadas de 1970 e 1980.

Informações: 3409-9958