UFMG divulga edital do processo seletivo 2014

Publicado em Notícias
15 de maio de 2013

O edital do processo seletivo 2014 para cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já está disponível na internet, no endereço www.ufmg.br/copeve. Este ano a Universidade aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do MEC, que tem como base o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Com o fim do concurso vestibular e adesão ao Sisu, a UFMG selecionará os candidatos às vagas da graduação presencial, inclusive vagas remanescentes de transferência e obtenção de novo título, em uma única etapa, exclusivamente com base nos resultados do Enem 2013. Dessa forma o candidato deverá, obrigatoriamente se inscrever no Enem e posteriormente no Sisu, cujo cronograma deverá ser publicado em edital do MEC, no site www.mec.gov.br

Apenas a seleção para os cursos que exigem provas de habilidades específicas – Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Móveis, Dança, Design, Design de Moda, Música e Teatro continuará em duas etapas. Os candidatos a esses cursos deverão se inscrever no Enem e no processo seletivo da UFMG, que ocorrerá de 19 de agosto a 19 de setembro de 2013. O edital para esses cursos é separado e também está disponível no endereço www.ufmg.br/copeve, com algumas novidades.

Sistema de Cotas

Com adesão ao Sisu, o sistema de cotas da UFMG não sofre alterações, segundo o reitor Clélio Campolina.  “A seleção pelo Sisu é democrática, elimina custos para os candidatos e oferece igualdade de oportunidades a todos”, disse.  No ato da inscrição no Enem, o candidato deve fazer a opção por uma das cinco modalidades de vagas pela qual deseja concorrer na UFMG.

Para 2014 a Universidade reservou 1.575 vagas das 6.670 vagas ofertadas,  em 74 cursos presenciais de graduação – o que corresponde a 25% do total de vagas. No Vestibular de 2013, quando a UFMG adotou pela primeira vez o sistema de cotas, foram reservadas 13,67%, ou 912 vagas das 6.670 ofertadas.

A documentação do candidato que concorrer na modalidade de Reserva de Vagas deverá ser apresentada à UFMG na ocasião do registro acadêmico. Na hipótese de se comprovar fraude na documentação, em qualquer momento, inclusive posterior à matrícula, o candidato será automaticamente eliminado do concurso e perderá o direito à vaga conquistada.

Provas de habilidades

Para os candidatos aos cursos que exigem provas de habilidades, além da inscrição no Enem, também deverão se inscrever no concurso Vestibular da UFMG, no período de 19 de agosto a 19 de setembro de 2013. Nesta ocasião, deverão  fazer a opção pela Reserva de Vagas. A taxa de inscrição para as provas específicas é de R$ 110 reais, mas a UFMG irá divulgar edital do Programa de Isenção da Taxa. Para o concurso Vestibular 2014 serão oferecidas 421 vagas e, destas, 119 serão reservadas.

O concurso Vestibular para esses cursos será em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, será composta pelas provas objetivas do Enem e a segunda etapa, de caráter classificatório, composta pelas provas específicas, de responsabilidade da UFMG, e pela prova de Redação do Enem.

Mais informações no edital www.ufmg.br/copeve.

(Centro de Comunicação da UFMG)

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
jornalismo@medicina.ufmg.br




Share