Alergias respiratórias podem ter relação com animais


17 de maio de 2013


Outros quadros de alergia também são destaques do programa de rádio da Faculdade de Medicina da UFMG.

Espirros frequentes, nariz escorrendo e inchaço nos olhos. O que aparenta ser um resfriado prolongado pode ser, na verdade, uma reação alérgica a algum componente do ambiente. E esses sintomas podem ser mais comuns do que se imagina, já que, segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, 30% da população em geral possui algum tipo de alergia.

As características físicas de alguns animais representam uma das principais causas de manifestações alérgicas nas pessoas. A pneumologista e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, Laura Lasmar, destaca que gatos, cachorros e baratas são os bichos que causam mais alergia no Brasil. “É o epitélio desses animais que desencadeia os sintomas alérgicos”, afirma.

Ilustração: Carina Cardoso

Nas épocas do ano em que o ar está mais seco, as alergias aos animais se tornam ainda mais comuns e as reações apresentadas são mais intensas. A pneumologista explica que isso ocorre devido às partículas de poeira em suspensão no ar, que provocam essas reações a quem tem alergia a pelos de animais e ao epitélio da barata. “É uma combinação de dois fatores: um seria o próprio pelo ou o epitélio do animal e o outro seria os ácaros que se alimentam disso, o que produz um sinergismo”, esclarece Laura Lasmar.

E em relação ao tratamento, a professora revela que, assim como todos os outros tipos de alergia, é fundamental evitar o agente causador das manifestações. Desta forma, quem tem alergia relacionada a algum animal, deve procurar não entrar em contato com ele. Ela ressalta ainda que, em algumas situações, o epitélio do gato pode ficar no ambiente por seis meses depois que você retira o animal do ambiente. “Já no caso da barata, o ideal é promover uma dedetização e tampar os ralos da residência”, conclui.

Tema da semana

Na série Alergias e intolerâncias, especialistas discutem quais são os medicamentos e profissões mais ligados aos casos alérgicos, entre outros assuntos. Confira a programação:

Alergia respiratória relacionada a animais – segunda-feira (20/05/2013)

Alergia a medicamentos – terça-feira (21/05/2013)

Alergias respiratórias – quarta-feira (22/05/2013)

Alergia na pele – quinta-feira (23/05/2013)

Intolerância e intoxicação alimentares – sexta-feira (24/05/2013)

Sobre o programa de rádio

O Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. De segunda a sexta-feira, às 5h, 8h ou 18h03, ouça o programa na rádio UFMG Educativa, 104,5 fm. Ele ainda é veiculado em 29 emissoras de rádio em Minas Gerais. Também é possível conferir as edições pelo site do Saúde com Ciência.