Entrevista: Assessor da OPAS incentiva redes sociais


13 de novembro de 2008


Dentre os participantes do 1º Congresso de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG está o médico e assessor sênior em desenvolvimento sustentável e promoção da saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Gustavo Bergonzoli.

Natural da Colômbia, Bergonzoli também representa a OPAS na parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Faculdade de Medicina.

O tema “Violência intra e extra doméstica” será debatido na programação do congresso amanhã, dia 14, às 8 horas, no Salão Nobre.

Entrevista

Congresso – Qual a melhor forma de compreendermos promoção da saúde?
Gustavo Bergonzoli
– Em suma é o trabalho desenvolvido no sentido de empoderar as pessoas, individualmente ou em grupo, para melhorar a própria saúde.

C – O que o senhor acha que os profissionais de saúde brasileiros devem saber sobre o tema?
G – Sugiro que os profissionais trabalhem mais com os determinantes sociais de saúde (renda, lazer, educação, habitação, alimentação etc) para melhorar a condição de vida da população. Um indivíduo com emprego, renda e habitação, tem uma melhor saúde mental e, conseqüentemente, pode ter uma vida mais ativa e mais saudável.

CQue recomendações a Opas e a OMS fariam sobre Promoção da Saúde para as populações da América Latina e do Caribe?
G
– Seria interessante se fossem criadas redes sociais nas comunidades para favorecerem a coesão social. Seria interessante também que houvesse espaços para compartilhar mais os projetos de vida e que permitissem a participação da população como um todo: crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos.

CO senhor gostaria de deixar alguma mensagem para os participantes do congresso?
G
– Em nome da OPAS, quero parabenizar a Faculdade de Medicina da UFMG por esta feliz iniciativa de promover um evento com temas muito importantes para a promoção da saúde do País.  Quero parabenizar, também, o Ministério da Saúde pelos 20 anos do Sistema Único de Saúde – uma importante experiência do Brasil para todos os países da América Latina.

Redação: Lorenza Coelho – Jornalista
Foto: Túlio Costa