Exposição sobre obras será aberta dia 31


25 de outubro de 2013


u

Será aberta na próxima quinta-feira, 31 de outubro, às 17h, no saguão do edifício Oscar Versiani, a exposição fotográfica Novos Tempos: Obras de requalificação da Faculdade de Medicina. Na solenidade de abertura, haverá apresentação do Coral da Faculdade.

Leia: Exposição é adiada para dezembro

A intenção é mostrar à comunidade algumas das obras de infraestrutura que foram realizadas na Unidade desde 2006. Nos últimos anos, a Faculdade passou por diversas obras de requalificação de sua estrutura física. Além disso, ocorreram avanços com a chegada de mais grupos de pesquisas, um novo curso de graduação e novos programas de pós-graduação, além da ampliação de projetos de extensão e a vinda de mais professores, funcionários e estudantes.

Segundo o diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna, este é o início da prestação de contas do trabalho da atual Diretoria. “As obras são de infraestrutura, mas não nos esquecemos da parte acadêmica: trabalhamos com comissões específicas no currículo novo, implantamos o curso de Tecnologia em Radiologia e atendemos, na medida do possível, às demandas dos departamentos. Estamos encerrando nosso segundo mandato e  é preciso prestar contas. Um dos objetivos da exposição é esse”, explica.

Ao todo, 26 fotos com as requalificações serão expostas, entretanto, mais de 70 obras foram ou estão sendo realizadas em vários setores da Faculdade. De acordo com a arquiteta da Faculdade de Medicina da UFMG, Eneida Ferreira, todas as obras da reforma visaram à recuperação do prédio. “O Edifício Oscar Versiani foi construído na década de 1950 e inaugurado no início da década de 1960 e desde então não havia passado por nenhum processo de reforma. Por isso, as instalações estavam mesmo necessitando de mudança”, avalia.

Ainda segundo Eneida, houve uma grande necessidade de mudança para atender às demandas da Faculdade. “Quando o edifício foi construído, nós não tínhamos essa quantidade de alunos, o corpo docente era outro e a quantidade de funcionários também. Então essas readaptações se tornaram essenciais para acomodar novos departamentos e novos cursos”, explica.

Várias foram as obras realizadas na Faculdade de Medicina. Dentre elas, reformas de laboratórios, planejamento para aproximar salas de um mesmo departamento, revitalização da fachada do edifício, além de aperfeiçoamentos em salas de aula e de auditórios.

A arquiteta Eneida Ferreira acredita que todas as obras foram importantes, mas algumas se destacam pelo aporte a alunos, professores, funcionários e à sociedade em geral. “O Centro de Imagem e a reforma do Biotério são muito importantes para a Faculdade, são obras que trazem grande contribuição na pesquisa e extensão. Os auditórios têm múltiplos usos. O Centro de Memória traz mais visibilidade para um acervo tão interessante quanto é a história da medicina. Além disso, o Laboratório de Simulação traz técnicas para o ensino médico. Todas essas inovações precisam de espaços para serem utilizadas”, ressalta.

A exposição Novos Tempos: Obras de requalificação da Faculdade de Medicina ficará no saguão da Unidade durante um mês.

Confira abaixo as obras que fazem parte da Exposição Fotográfica:

  1. Laboratório de Neurociência
  2. Sala de aula / Auditório
  3. Laboratório de Fonoaudiologia
  4. Auditório Dona Carminha
  5. Biblioteca J. Baeta Vianna
  6. Centro de Tecnologia em Saúde
  7. Laboratório Professor Lineu Freire Maia
  8. Departamento de Pediatria
  9. Núcleo de Experimentação Animal (Biotério)
  10. Laboratório de Hematologia Molecular
  11. Departamento de Propedêutica Complementar
  12. Necrópsia
  13. Laboratório de Microcirurgia
  14. Laboratórios do Nupad
  15. Revitalização da Fachada da Faculdade de Medicina
  16. Departamento de Anatomia Patológica
  17. Centro de Imagem Molecular
  18. Laboratório de Anatomia Patológica
  19. Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Medicina – NAPEM
  20. Sala Oswaldo Costa – Centro de Memória da Medicina
  21. Laboratório Interdisciplinar de Investigação Médica da Faculdade de Medicina
  22. Laboratório Multiusuários da Faculdade de Medicina
  23. Laboratório de Simulação – LabSim
  24. Laboratório de Fisiopatologia Cirúrgica
  25. Laboratório de Pesquisa Experimental
  26. Área de Convivência