Tarcizo Nunes e Humberto Alves tomam posse

11 de abril de 2014

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 11, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, a posse dos professores Tarcizo Afonso Nunes e Humberto José Alves nos cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente, da Unidade, para a gestão 2014-2018. A solenidade foi prestigiada por autoridades, pela comunidade acadêmica e por familiares dos membros da Diretoria.

A solenidade foi aberta pelo reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Jaime Arturo Ramírez, que também assinou o termo de posse dos novos gestores. Em seguida, o diretor Francisco Penna, que encerrou seu mandato, transmitiu o cargo a Tarcizo Nunes, seu vice-diretor nas duas gestões (2006-2010 e 2010-2014).

Após agradecer o colega, Penna aproveitou a ocasião para prestar contas e, dentre as realizações ao longo dos oito anos, destacou a atenção dada à memória da Faculdade, especialmente por ocasião do centenário de fundação da escola, em 2011. Penna citou a reorganização do Centro de Memória, a edição do livro comemorativo do Centenário e a recuperação da fachada da Faculdade de Medicina, com a instalação da porta de entrada do prédio original. “Esta ação é emblemática de que nossa Faculdade, voltada para o futuro, respeita e reverencia seu passado, sua história”, declarou.

Já empossado, Tarcizo Nunes retribuiu os agradecimentos a Penna e, em seu discurso, falou dos objetivos da nova gestão. “O principal papel de uma instituição de ensino não é ser um centro de pesquisa e extensão de excelência, mas usufruir da excelência desses dois pilares como forte propulsor para conseguir a excelência no ensino. Não pouparemos esforços junto à comunidade para atingir este objetivo”, afirmou. Leia o discurso na íntegra.

A interseção entre ensino e pesquisa, além da extensão, também foram mencionados na fala do reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez. “Convido os colegas desta Faculdade para identificar os temas pertinentes do nosso tempo na área da saúde, para elaborarmos os projetos estruturantes de pesquisa e ensino que nos tirem do lugar de conforto e nos permitam trabalhar em conjunto com outras unidades da UFMG, como em alguns casos já fazemos. Assim, tenho certeza, estaremos contribuindo para a sociedade, que para nós contribui e tanto de nós espera”, desafiou.

Homenagem

Atendendo a um convite do novo diretor, o professor Cláudio Souza, coordenador do Centro de Educação e Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, apresentou a trajetória de Tarcizo Nunes aos presentes. Cláudio Souza lembrou que, em 1994, convocou Tarcizo Nunes para ser subchefe do Departamento de Cirurgia, dando início à sua trajetória administrativa na Unidade. “O professor Tarcizo está suficientemente preparado e qualificado para exercer o cargo para o qual foi eleito com expressiva maioria, pois passou por todas as instâncias administrativas desta casa. Ressalte-se ainda que durante toda sua trajetória acadêmica nunca se afastou de seus alunos nos diferentes níveis”, disse Souza.

Autoridades

O secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, representando o ministro da Saúde Arthur Chioro, falou sobre a importância da parceria já iniciada na gestão do professor Francisco Penna, acenando para a continuidade na nova diretoria. “Foi um exemplo de parceria importante da gestão do SUS, a caminho de tornar cada vez mais o curso de Medicina frontalmente ligado às necessidades do SUS, sendo [a UFMG] uma universidade pública”, afirmou.

Também estiveram presentes na solenidade e compuseram a mesa de honra a vice-reitora da UFMG, Sandra Goulart; o secretário-executivo da Universidade Aberta do Sistema Único da Saúde, Francisco Eduardo Campos; a deputada federal Jô Moraes; o secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta Júnior; o representante da Câmara Municipal de BH, vereador Nilton César Rodrigues; além dos reitores da UFMG,  Cid Velloso (gestão 1986-1990),  Tomaz Aroldo da Mota Santos (gestão1994-1998) e  Ronaldo Tâdeu Pena (2006-2010).

(Atualizada em 14/04/2014, às 18h45)