Iniciado o projeto de setorização do Cememor


01 de abril de 2009


Começou essa semana a reestruturação do Centro de Memória da Medicina (Cememor).

A arquiteta Ana Cecília Rocha Veiga, elaborou, como parte de sua tese de doutorado, um projeto arquitetônico que propõe uma setorização do centro. Na planta, a proposta é que se crie os seguintes setores:

Recepção e escaninhos: para segurança do acervo, os visitantes deixarão os pertences nos escaninhos e serão acompanhados por monitores para a visita guiada.
Administração e sala de reuniões: área administrativa e espaço social.
Loja: o visitante poderá adquirir livros, camisetas, fotografias, e outros objetos culturais associados à história da medicina.
Museu: espaço de exposição permanente com as peças mais importantes do acervo.
Galeria: espaço para exposições temporárias.
Gabinete de estudos e laboratório do boticário: reprodução ambiental, com a coleção Oswaldo Costa e demais peças do acervo.
Biblioteca: Acervo de livros raros, coleções, teses e artigos.
Reserva técnica: espaço dedicado à conservação e guarda de acervo não exposto e novas doações.
Pesquisas e Restauração do Acervo: área de trabalho da equipe do Cememor e dos pesquisadores visitantes.

Segundo a historiadora Ethel Cupershmid, coordenadora do projeto de reestruturação, o projeto de reestruturação será feito em três partes. O primeiro subprojeto, tem previsão para ser concluído no final deste ano e contempla os setores: recepção e escaninho, galeria de exposições temporárias, biblioteca e loja. A reestruturação completa está prevista para terminar no segundo trimestre de 2011.

Ethel explicou que a organização do acervo começou em outubro de 2007 e que foi feito um grande trabalho pela equipe do Cememor. “Somente a partir desse trabalho foi possível iniciar a reestruturação”, afirmou.

A vice-reitora da UFMG, Heloísa Starling, o diretor da Faculdade de Medicina, professor Francisco José Penna e o coordenador do Cememor, professor Ajax Pinto Ferreira estão oferecendo um apoio fundamental para a reestruturação do centro.

Livros
Já foram disponibilizadas no site do Cememor várias listas que mostram, em ordem cronológica, e divididos por grandes áreas da medicina, os livros do acervo que foram organizados.

Estes livros estavam encaixotados e desorganizados. No último ano, a equipe abriu as caixas e organizaram as obras da área médica por assunto. Eles estão fazendo um inventário e uma seleção do material, para que depois o acervo seja catalogado em uma base de dados.

Por meio dessa listagem cronológica, pode se analisar a história e a evolução de cada área.

As listas que já estão prontas são: Cirurgia, Anatomia, Pediatria, Medicina e Cirurgia de Guerra, Anestesiologia, História da Medicina, História da Faculdade de Medicina, Clínica Médica e Medicina na literatura. Outras listas também serão disponibilizadas a medida em que estiverem prontas.

As obras ainda não estão preparadas para a consulta externa.

Redação: Maíra lobato – Jornalista