Semana da Consciência Negra destaca cores UFMG


16 de novembro de 2009


tambolele

Grupo Tambolelê se apresenta no dia 17 dentro da programação que comemora importante data de reflexão sobre preconceito e a etnia negra. Foto: fausp

Nos dias 17 e 20 de novembro, UFMG e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) comemoram o Dia da Consciência Negra (20/11) com uma série de atividades culturais e educativas, com entrada franca, que serão realizadas nos campi das Instituições de ensino.

O evento é Promovido pelo SindIfes, Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino, com apoio dos projetos Cores de Minas, da Faculdade de Medicina, e Enegrecendo a UFMG, da Pampulha.

A diretoria de Políticas Sociais e Anti-Racismo do Sindicato montou uma programação cultural e social diversificada e extensa. A abertura será no campus Saúde, amanhã, 17, à tarde, estando prevista inclusive apresentação do grupo Tambolelê, às 20h15.

Programação

Na terça, 17 de novembro, as atividades se concentram na Faculdade de Medicina da UFMG (campus Saúde). A partir das 17h30, uma palestra proferida pela médica Ana Paula Pinheiro Chagas, do Nupad, analisa “A Saúde da População Negra”.

Às 18h40 é a vez da palestra seguida de debate “O Negro na percepção da mídia”, apresentada pelo professor Dalmir Francisco, do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Fafich.

Encerrando a noite em alto estilo, o Grupo Tambolelê, que, como todos os demais eventos, tem entrada franca, se paresenta no Diretório Acadêmico Alfredo Balena.

No dia seguinte, 18, quarta-feira, a partir das 19h, será realizado um Seminário sobre o tema “Bônus: uma ação afirmativa para negros e pobres?”, no auditório Sonia Viegas, também na Fafich, no campus Pampulha.

A exposição do seminário fica a cargo de Rodrigo Ednilson de Jesus, dourando em Educação e membro do Programa Ações Afirmativas na UFMG, Makota Kisandembu Kiamsa, coordenadora do Monabantu Minas, mestre em Indumentária Africana e Educadora Social, e de Paula Grazielle Viana dos Reis, membro do Educafro Minas e estudante de Ciências Sociais da UFMG.

Às 12h30, Carla Gomes e banda levam música à Comunidade Universitária na Praça de Serviços do campus Pampulha, dentro do tradicional “Programa Quarta Doze e Trinta”, da Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

No dia 19, quinta-feira, o campus I do Cefet-MG recebe o grupo de Hip Hop “A Verdade Seja Dita”, às 11h, e do Oriabá (música popular negra), às 16h. As apresentações acontecem ao lado da Cantina.

Às 14h, no campus Pampulha da UFMG, a Faculdade de Ciências Econômicas sedia, no Auditório I, outro debate, desta vez sobre “A Temática Étnico Racial da UFMG”, que será apresentada por Yone Maria Gonzaga (servidora da UFMG, licenciada em Letras e especialista em Recursos Humanos pela UFMG), Carlos Alberto Mota (coordenador do Núcleo de Estudos do Trabalho Humano da UFMG), e por Danielle Anatólio (membro do Educafro Minas).

No Dia Nacional da Consciência Negra, 20, às 17h30, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, o pesquisador e fundador do site MGQuilombo Tarcísio José Martins, e a mestranda em sociologia Marília Bonoto, apresentam seminário sobre o “Resgate histórico e contribuição sócio-cultural do Negro no Brasil e em Minas Gerais”, no Auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, às 17h30.

O Grupo Samba de Quintal (Projeto Vozes do Morro) se apresenta, logo após, encerrando as festividades da Semana. Vai perder?

Programação completa.

Informações: (31) 3441 0868.