Orientações para matrícula dos estudantes de Medicina

Publicado em Ensino
13 de junho de 2014

O colegiado do curso de Medicina e a Comissão de Implementação da Reforma Curricular elaboraram um manual com as orientações para os estudantes fazerem a matrícula do 2º semestre de 2014, a partir das mudanças estabelecidas com o novo currículo. O documento está disponível para consulta na página do Cegrad.

Além das orientações para a matrícula e dos esclarecimentos sobre a nova grade curricular, o manual apresenta tópicos sobre turmas e horários, atividades equivalentes, optativas e atividades curriculares geradoras de créditos (ACGC).

De acordo com o manual, haverá um período de transição de três semestres, nos quais serão necessários algumas adaptações nos horários e nos planos de ensino, duplicações de disciplinas e realização de atividades equivalentes para a migração curricular.

Estudantes que precisarem de esclarecimentos sobre as informações podem encaminhar as dúvidas para o e-mail cegrad@medicina.ufmg.br, até o dia 22 de junho.

A previsão é que a primeira fase do período de matrícula comece no dia 1º de julho.

 

 

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Pós em gestão para servidores técnico-administrativos

Publicado em Cursos, Funcionais, Oportunidades
11 de junho de 2014

A Faculdade de Educação da UFMG (FaE) recebe, até 19 de junho, inscrições de servidores técnico-administrativos interessados em cursar a especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (Gifes) da UFMG.

São 100 vagas para o curso, que é ofertado na modalidade à distância. A carga horária é de 360 horas, distribuídas em quatro eixos temáticos, com 12 horas de atividade presencial, cada.

O início será no dia 4 de agosto, com duração de 18 meses. O curso é resultado de uma ação conjunta da Pró-reitoria de Recursos Humanos,Pró-reitoria de Graduação e da FAE, com o apoio do Sindifes.

 

Mais informações e edital na página do curso.

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Colegiado de Medicina tem novo subcoordenador

Publicado em Administrativas, Ensino
02 de junho de 2014

O professor Rodrigo Nicolato, do Departamento de Saúde Mental, foi eleito como novo subcoordenador do Colegiado de Medicina, para o biênio 2014-2016.

O resultado da eleição foi homologado nesta segunda-feira, 2 de junho.

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Comissão de Revalidação cadastra docentes*

Publicado em Agenda, Ensino
29 de abril de 2014

*Atualizada às 10h de 30 de abril de 2014

A Comissão Permanente de Revalidação do Diploma Médico Estrangeiro está cadastrando professores da Faculdade de Medicina, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Instituto de Ciências Exatas (Icex),que ministrem ou que já tenham ministrado aulas no curso de Medicina da UFMG, para formação de um banco de avaliadores para o processo.

Interessados devem acessar o site medicina.ufmg.br/oficinarevalidacao e preencher o formulário. No futuro, será realizada a 2ª Oficina Elaboração de itens para a revalidação de diploma médico, em data a ser divulgada.

Mais informações: 3409 9113

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Núcleo discute implementação de novas disciplinas

Publicado em Agenda, Ensino
12 de março de 2014

O Núcleo de Metodologia Científica, que integra o Centro de Educação em Saúde da Faculdade de Medicina, está aberto à participação de docentes que queiram contribuir para a implementação de duas novas disciplinas do currículo do curso de Medicina: Iniciação à Pesquisa Científica I e II (1º e 4º período, respectivamente).

“As novas disciplinas serão ministradas preferencialmente por professores integrantes do núcleo”, afirma o professor Fernando Reis, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, coordenador do grupo.

A próxima reunião do núcleo será no dia 19 de março, das 14h às 16h, na sala 21 (térreo). Na ocasião, serão discutidos e revisados o conteúdo programático e a bibliografia da disciplina Iniciação à Pesquisa Científica I, que estreia em agosto de 2014 com a primeira turma de calouros do novo currículo.

O grupo voltará a se reunir nos dias 9 e 30 de abril e 21 de maio, no mesmo horário e local.

Confira as ementas das novas disciplinas:

INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA I (1º período, 30 h, 2 créditos)

Fundamentos de metodologia científica e aplicações do método científico em Medicina. Critérios de busca, seleção e aplicação da informação científica.

INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA II (4º período, 30h, 2 créditos)

Bioestatística. Princípios da redação científica. Ética em pesquisa.

 

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Cegrad dá orientações sobre Enade

Publicado em Ensino, Graduação
22 de outubro de 2013

O Centro de Graduação (Cegrad) orienta os alunos inscritos no Enade 2013 a preencherem o “Questionário do Estudante”, disponível no endereço http://portal.inep.gov.br, até o dia 24 de novembro (data da prova). O preenchimento é obrigatório e só depois disso o estudante poderá imprimir o  cartão com a informação do local do exame.

“Solicitamos a todos os inscritos que preencham o questionário, pois a participação na pesquisa desenvolvida por meio do ‘Questionário do Estudante’ é de grande relevância para o conhecimento do perfil do estudante avaliado pelo Sinaes, além de ter questões que entram no cálculo do CPC do curso”, ressalta a coordenadora do Cegrad, Edileusa Esteves Lima.

Informações: 3409-9953

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MPS promove oficina de formação em saúde pública

Publicado em Agenda, Ensino
13 de agosto de 2013

O Programa de Monitoria do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS) promoverá a oficina “Formação em Saúde Pública”, na sexta-feira, 23 de agosto, das 8h às 16h30.

A atividade é aberta a professores e estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG, que poderão solicitar certificado de participação.

Confira a programação:

8:00 Abertura

Formação em Saúde Pública

8:30 Estratégias educacionais no ensino de Ciências Sociais

9:00 Estratégias educacionais no ensino de Epidemiologia

9:30 Estratégias educacionais no ensino de Políticas de Saúde e Planejamento

10: 00 Intervalo café

10:30 Liga Saúde Coletiva

11:00 Síntese

Almoço 12-13:30

13: 30 Estratégias educacionais no ensino de Saúde do Trabalhador

14:00 Estratégias educacionais no Estágio em Saúde Coletiva (IR)

14:30 Síntese

15:00 Competências em saúde pública para atuação na atenção primária

15:30

Produto: elaboração de documento identificando conteúdos e atividades para a aquisição de competências essenciais na formação em Saúde Pública /Saúde Coletiva

16:30 Encerramento

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Docentes poderão avaliar Matriz de Referência da Medicina

Publicado em Agenda, Ensino
12 de julho de 2013

Os professores do curso de Medicina poderão avaliar a Matriz de Referência para Avaliação de Competências Essenciais no Curso de Medicina da UFMG, durante Oficina de Capacitação Docente marcada para o dia 2 de agosto, das 8h às 12h, nas salas 828 e 829 da Unidade.

Matriz de Competências-03

Durante a oficina, está prevista a apresentação da Matriz de Referência, seguida pela análise individual, por cada professor, e da discussão da proposta em pequenos grupos.

A proposta foi elaborada pela Comissão Permanente de Avaliação, juntamente com o Núcleo de Educação e o Colegiado. O trabalho se iniciou há aproximadamente um ano.

Leia a carta-convite para a oficina

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Sigilo é importante durante o OSCE

Publicado em Ensino, Graduação
19 de março de 2013

A Avaliação Estruturada e Objetiva de Desempenho Clínico, mais conhecida como Osce (da sigla em inglês), terá início nesta segunda-feira, 25, para os estudantes do 10º ao 12º períodos do curso de Medicina,  que concluíram os internatos. A proposta é simular um atendimento médico real. Para isso, são utilizados manequins e bonecos, além da participação de voluntários, que se passam por pacientes.

Estudantes participam da devolutiva do Osce

Clique na imagem para conferir o cronograma das provas

O processo começa com a concentração dos estudantes, que, em seguida, fazem os testes e depois a autoavaliação. Desde 2011, as devolutivas foram incluídas como uma das etapas. É quando o aluno tem um retorno sobre seus erros e acertos, para então concluir a prova. Mas para que os objetivos do Osce sejam alcançados, a Comissão Permanente de Avaliação destaca a importância do cumprimento das regras, em especial, o sigilo das questões.

Para a coordenadora do Colegiado do Curso de Medicina, professora Alamanda Kfoury, este tipo de exame cria a possibilidade de redirecionar o planejamento do ensino. “O OSCE, pensado como uma simulação do ato médico real, é muito importante para a avaliação do aluno, mas também fornece um retorno de como estão sendo trabalhados os conteúdos didáticos. Ao observamos falhas sistêmicas, ou seja, comuns à maioria dos alunos, temos um indicativo de que é preciso reorientar o ensino para que estes erros sejam corrigidos. É justamente por isso, pela capacidade de avaliar aluno e instituição simultaneamente, que o exame deve ser feito da maneira mais honesta possível”, orienta.

O coordenador geral do Internato em Trauma e Medicina de Urgência, Marcus Vinicius Melo de Andrade, concorda. Segundo ele, o OSCE é um momento em que o próprio aluno pode se avaliar para perceber e corrigir a tempo alguma deficiência no aprendizado. “A avaliação não fica a cargo só da escola, uma vez que o aluno também precisa se avaliar. Além disso, é preciso ter maturidade para controlar a ansiedade na hora da prova, antecipando uma situação de emergência real. Pensando em todas essas possibilidades que o OSCE proporciona, fazê-la respeitando o sigilo das questões é muito importante para a formação do aluno”, ressalta.

 

 

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Monitoria de MGA II promove reunião clínica

Publicado em Agenda, Ensino
11 de março de 2013

A Monitoria de Medicina Geral de Adultos (MGA) II promoverá reunião clínica sobre a “colangite esclerosante primária” . Segundo a professora Luciana Diniz, do Departamento de Clínica Médica, a doença é rara, de diagnóstico difícil. Mas ela destaca que anamnese detalhada e um “exame físico bem colhido” possibilitaram que um paciente atendido em centro de saúde fosse encaminhado para receber tratamento adequado.

O caso será apresentado  aos estudantes do 8º período, já inseridos na atenção primária, e para professores interessados de todos os departamentos, no dia 10 de abril, das 11h30 às 12h30, na sala 150 da Faculdade de Medicina.

Também participarão do encontro os professores convidados Agnaldo Soares (CIR), Cláudia Couto (CLM), Luciana Costa (PRO) e Paula Vidigal (APM).

 

 


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