Pós em gestão para servidores técnico-administrativos

Publicado em Cursos, Funcionais, Oportunidades
11 de junho de 2014

A Faculdade de Educação da UFMG (FaE) recebe, até 19 de junho, inscrições de servidores técnico-administrativos interessados em cursar a especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (Gifes) da UFMG.

São 100 vagas para o curso, que é ofertado na modalidade à distância. A carga horária é de 360 horas, distribuídas em quatro eixos temáticos, com 12 horas de atividade presencial, cada.

O início será no dia 4 de agosto, com duração de 18 meses. O curso é resultado de uma ação conjunta da Pró-reitoria de Recursos Humanos,Pró-reitoria de Graduação e da FAE, com o apoio do Sindifes.

 

Mais informações e edital na página do curso.

Share

Projeto Elsa convoca participantes para exames

Publicado em Funcionais, Notícias
04 de junho de 2014

Os servidores cadastrados que ainda não realizaram a segunda visita ao Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa Brasil) devem agendar a nova bateria de exames até o final de julho.

Elsa Brasil

“Vamos atender inclusive durante a Copa”, ressalta a coordenadora do projeto na UFMG, professora Sandhi Barreto, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Segundo ela, embora falte atender apenas 5% dos participantes, a pesquisa necessita completar suas metas, e manter ativa a equipe multidisciplinar por mais tempo implica gasto de recursos públicos. O agendamento da segunda visita deve ser feito pelo telefone (31) 3409-9016.

“O estudo tem sido um sucesso, e devemos isso à participação dos voluntários”, comenta a professora, informando que o projeto tem 15.105 participantes no Brasil, 3.115 dos quais em Minas Gerais.

Projetado inicialmente para durar dez anos, o Elsa deve se estender por duas décadas, com investigações sobre fatores que aumentam o risco ou previnem o desenvolvimento de várias doenças, em particular a cardiovascular e o diabetes.

(Centro de Comunicação da UFMG)

Share

Confira a movimentação de pessoal do mês de maio

Publicado em Funcionais
29 de maio de 2014

Durante o mês de maio, ocorreram algumas mudanças no quadro de pessoal da Faculdade de Medicina. Confira, na seção Caras Novas, as novidades na equipe da Faculdade de Medicina. As informações são da Seção de Recursos Humanos.

Admissões

A Seção de Pessoal recebeu a servidora Ana Luiza Carvalho Leão e o Centro de Informática em Saúde (Cins) agora conta com a servidora Aline de Paula Gonçalves Amorim.

Ethel Mizrahy voltou a integrar o Centro de Memória (Cememor).

Hytalo Henrique Xavier Alves da Cruz e Leonardo Augusto Alves da Silva juntaram-se à Guarda Jovem da Cruz Vermelha, na Seção de Protocolo e na Biblioteca, respectivamente.

Desligamentos

A Assessoria de Comunicação Social (ACS) despediu-se de Jacqueline Luiza de Castro, e o laboratório de Fonoaudiologia, da estagiária Fernanda Cristina dos Santos.

Gilvam Mourão deixou o Centro de Informática em Saúde e Bruno de Souza não faz mais parte da equipe da Biblioteca.

Alterações de setor

A servidora Carla Tereza Araújo Diniz agora integra a equipe da Secretaria Geral da Faculdade.

Share

Edital seleciona servidores para curso de especialização

Publicado em Funcionais, Oportunidades
27 de maio de 2014

Já está disponível para consulta o edital do curso de especialização Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (Gifes), que ofertará cem vagas a servidores técnico-administrativos em educação da UFMG. As inscrições podem ser feitas de 4 a 19 de junho.

Oferecido pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) em parceria com a Faculdade de Educação (FaE), o curso de pós-graduação lato sensu será ofertado na modalidade a distância, com carga horária total de 360 horas. A especialização é dividida em quatro eixos temáticos: Iniciação à Administração Pública, Desenvolvimento Profissional I, Desenvolvimento Profissional II e Projeto de Intervenção. Em cada um desses eixos, serão desenvolvidas 12 horas de atividade presencial.

O curso terá duração de 18 meses, com início no dia 4 de agosto de 2014 e encerramento previsto para 4 de fevereiro de 2016.
Confira a íntegra do edital.

(Centro de Comunicação da UFMG)

Share

Andifes e Capes lançam mestrado profissional

Publicado em Funcionais, Oportunidades
19 de maio de 2014

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançaram oficialmente, no último dia 12, o curso de mestrado profissional em Administração Pública (Profiap), ofertado nacionalmente em formato semipresencial. De acordo com o cronograma, o edital de inscrição será lançado no final de junho.

O Profiap é resultado do empenho da Andifes, junto à Capes, por qualificação dos servidores públicos, com objetivo de melhorar a prática administrativa avançada nas organizações públicas, contribuir no aumento de produtividade e efetividade e disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de melhoria para gestão. Para o presidente da Andifes, reitor Jesualdo Pereira Farias, o programa de pós-graduação é uma oportunidade de investimento na qualificação do quadro técnico-administrativo das universidades federais em toda esfera nacional.

“A oferta é de um programa que se faz pelo processo de Educação a Distância (EAD), importantíssimo neste realidade de expansão que vivem as universidades, onde nem sempre é possível chegar o ensino presencial. O Profiap foi lançado para este ano com a participação de nove universidades, mas queremos ampliar o programa utilizando a rede das 63 instituições, porque a pós-graduação é o caminho para a qualificação dos nossos servidores e uma das principais missões das universidades federais”, afirmou Jesualdo Pereira.

EDITAL

O edital será lançado dia 30 de junho, pela Capes. O período de inscrição será até 30 de julho. O exame nacional de acesso está marcado para o dia 24 de agosto e constitui-se do resultado de teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), para verificar habilidades em português, inglês, e raciocínio lógico, analítico e matemático; além de uma prova nacional sobre conteúdos de “Estado, Sociedade e Administração Pública no Brasil” e “Teoria das Organizações”. A publicação da lista final dos aprovados sai dia 30 de setembro.

De acordo com o cronograma, o semestre letivo começa dia 13 de outubro e a conclusão do curso será no início do segundo semestre de 2015. A estrutura curricular será composta de oito disciplinas, sendo seis obrigatórias e duas optativas, totalizando 480 horas de atividades didáticas, incluindo o Trabalho de Conclusão Final (TCF). O mestrado terá área de concentração em administração pública com duas linhas: gestão pública e gestão organizacional. O número de vagas só será divulgado no edital.

Neste primeiro programa participarão a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O projeto foi solicitado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e é coordenado pela reitora Maria Lúcia Cavalli (UFMT).

Os interessados poderão acompanhar novidades no portal da Andifes, pelo Facebook ou Twitter. Dúvidas mais específicas devem ser enviadas para o email redeprofiap@gmail.com.

(Com Ascom Andifes) 

Share

Mães são homenageadas com café da manhã

Publicado em Funcionais, Pessoas
09 de maio de 2014

A Diretoria da Faculdade de Medicina e Seção de Recursos Humanos (SRH) promoveram nesta sexta-feira, 9 de maio, um café da manhã para as funcionárias, em homenagem ao Dia das Mães. A confraternização ocorreu no Espaço do Convivência Servidora Ângela Maria de Souza Santos Oliveira, no subsolo da unidade.

Os diretores Tarcizo Nunes e Humberto José Alves prestigiaram o encontro e lembraram que esta é a primeira confraternização com os funcionários durante a nova gestão, iniciada no mês de abril.

Além de participar do café da manhã, cada uma das mães recebeu uma violeta como presente. Também foi sorteada uma cesta com produtos variados. A funcionária Viviane, do Cenex, foi a agraciada com o brinde.

 

Share

Servidores poderão solicitar perícia domiciliar ou hospitalar

Publicado em Administrativas, Funcionais
06 de maio de 2014

A partir do dia 12 de maio, servidores da UFMG poderão solicitar perícia domiciliar ou hospitalar, a partir de um novo formulário institucional, o SAT003, disponibilizado na página da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Pró-RH). O formulário deverá ser assinado pelo requerente.

Segundo o Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), o objetivo da criação do formulário foi padronizar as solicitações, em consonância com o sistema Siape Saúde.

Share

Movimentação de pessoal do mês de abril

Publicado em Administrativas, Funcionais
02 de maio de 2014

A Seção de Recursos Humanos informa a movimentação de pessoal na Faculdade de Medicina, no mês de abril:

O Departamento de Anatomia e Imagem (IMA) admitiu o servidor José Eustáquio.

Na Biblioteca J. Baeta Vianna, dois guardas jovens da Cruz Vermelha encerraram suas atividades: Alexander Soares Falcão e Juan Henrique J. Reis da Silva.

 

Share

Afamed reúne associados e celebra páscoa

Publicado em Funcionais
25 de abril de 2014

A Associação dos Técnicos Administrativos Aposentados do Campus Saúde (Afamed) promoveu nessa quinta feira, 24 de abril, mais um encontro entre seus associados, na sala 22 da Faculdade de Medicina.

A reunião agregou uma celebração simbólica da Páscoa, comemorou os aniversários dos membros do mês de abril, e abriu espaço para reivindicações e discussões sobre assuntos de interesse dos aposentados.

Imagem 005

Coral do Ipsemg em apresentação na reunião da Afamed. Foto: Rayza Kamke

O evento contou com a participação do Coral do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), sob regência da maestrina Karina Haddad. Fundado há 15 anos, o Coral é formado por aposentados do Instituto e associados.

A presidente da Afamed, Edith Mathias Siqueira, firmou a importância dos membros nas reuniões, e ressaltou seu agradecimento aos colaboradores. “ Eu, como presidente, gostaria que os colegas se aproximassem mais, participassem mais com a gente. São encontros tão divertidos, e de grande importância. O fato de estarmos aposentados não significa que estamos inválidos. É nesse momento que precisamos nos aproximar mais dos colegas, para termos um momento de lazer e conversarmos sobre assuntos em comum. A todos que participam e ajudam, o meu muito obrigado”, disse.

 

 

 

Share

Horário de atendimento externo da Seção de Pessoal

Publicado em Administrativas, Funcionais
25 de abril de 2014

O atendimento externo da Seção de Pessoal foi temporariamente alterado para o horário das 9h às 14h.

A medida já está em vigor,  conforme resolução publicada nesta sexta-feira,  25 de abril.

Share
próximo »