Humanização do Atendimento no Saúde com Ciência


16 de maio de 2008


Na próxima semana o Programa Saúde com Ciência vai oferecer a você a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Humanização do Atendimento.

Os resultados práticos já estão visíveis, mas muita gente, profissionais e usuários do sistema de saúde, ainda não compreendem exatamente o que é, o que propõe e como participar.

E há motivos para isso. Os quatro princípios básicos que orientam a política nacional são até aparentemente simples, mas complexos de serem implantados e compreendidos. Afinal, a sociedade mudou e se fecha, cada vez mais, a relacionamentos. Na saúde, não poderia ser diferente. Mas há alternativas.

Resumo dos princípios da Humanização:
. Todos devem entender a política proposta pelo governo e usá-la para fazer saúde.
. Sua prática não pode estar dissociada do processo de trabalho diário das instituições de saúde.
. Deve ser produzida em conjunto por profissionais, gestores e usuários.
. O Protagonista é o sujeito: ou seja, são as pessoas que precisam agir em favor das pessoas e são elas quem de fato fazem a Humanização das relações em saúde.

Programa educativo

O Saúde com Ciência, que tem o objetivo de levar o conhecimento produzido na UFMG para a sociedade, vai ao ar diariamente às 5h, 8h e 18h03 na Rádio UFMG Educativa, 104,5 FM.

As edições anteriores podem ser ouvidas na página da Rádio, no Centro de Comunicação Social da UFMG (Rádio/Cedecom), onde também é possível ouvir a programação em tempo real.

Com o apoio da Casu, Caixa de Assistência à Saúde da Universidade, o programa é produzido em parceria pelas Assessorias de Comunicação do Hospital das Clínicas, da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina da UFMG.

Participe do Saúde com Ciência. Envie suas dúvidas para o telefone (31) 3409 9651 ou para o e-mail saude.com.ciencia@ufmg.br.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA:

Segunda-feira, dia 19/5
Assunto: O que é Humanização?
Entrevistada: Patrícia Chaves, terapeuta ocupacional e coordenadora do Programa de Humanização do Hospital das Clínicas da UFMG.

Terça-feira, dia 20/5
Assunto: Classificação de risco.
Entrevistada: Maria do Rosário Santos, enfermeira especialista em Saúde da Criança e do Adolescente.

Quarta-feira, dia 21/5
Assunto: Projeto Abraçarte (Foto).
Entrevistada: Rosa Quadros Nehmy, professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenadora do Projeto Abraçarte.

Quinta-feira, dia 22/5
Assunto: Humanização no pronto-atendimento de doentes mentais.
Entrevistado: João Carlos Travasso, clínico e membro da Assessoria Especial de Humanização do Hospital João XXIII.

Sexta-feira, dia 23/5
Assunto: Direitos dos pacientes.
Entrevistada: Santuza Franco, psicóloca do Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves.

Sábado, dia 24/5 (reprise)
Assunto: O que é Humanização?
Entrevistada: Patrícia Chaves, terapeuta ocupacional e coordenadora do Programa de Humanização do Hospital das Clínicas da UFMG.

Domingo, dia 25/5 (reprise)
Assunto: Projeto Abraçarte.
Entrevistada: Rosa Quadros Nehmy, professora do Dpartamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenadora do Projeto Abraçarte.

Ouça: UFMG Educativa (104,5 FM)