Hospital inaugura Centro de Pesquisas Clínicas


11 de julho de 2007


hc2.jpg

O Hospital das Clínicas da UFMG inaugura nesta sexta-feira, 13, às 16h, o Centro de Pesquisas Clínicas (CPC). A nova unidade do HC/UFMG terá duas grandes áreas de atuação: o desenvolvimento de estudos clínicos e a realização de pesquisas de bio-equivalência.

Ao lado de 18 instituições do Brasil vinculadas a hospitais universitários, o HC/UFMG passa a ser o único em Minas a abrigar um Centro de Pesquisas Clínicas ligado à Rede Nacional de Pesquisas Clínicas. O projeto foi criado pelos Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia a partir de uma seleção entre 52 centros de pesquisa de todo país.

A expectativa é que seja possível oferecer infra-estrutura e recursos humanos para apoiar estudos aprovados por agências de fomento ou projetos acadêmicos de pós graduação strictu sensu. Já a área de pesquisas de bio-equivalência envolve a realização de testes
para aprovação de medicamentos genéricos. O processo de credenciamento junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está em andamento.

O Centro será coordenado pelo infectologista e professor Dirceu Greco, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, com a coordenação técnica da enfermeira Bruna Guimarães Oliveira.

Estrutura
Instalado no 2º andar, ala leste, do prédio principal do HC o CPC tem 13 leitos completos exclusivos para utilização em pesquisas e outros 17 equipados para funcionar como leito-dia também extensivos a esse uso de acordo com a demanda por atendimento, além de quatro consultórios na área ambulatorial.

O CPC terá ainda áreas especiais para estocagem de documentos e de medicamentos relacionados a estudos, ambas com acesso restrito e climatização adequada. Para processamento de material biológico foi instalada uma área específica, com centrífuga refrigerada, freezer a 20º negativos e equipamento para identificação das amostras por código de barras. Além disso, uma sala com espaço para eventuais reuniões e três computadores com acesso à internet será disponibilizada à equipe e aos pesquisadores interessados. O Centro conta também com área ambulatorial constituída de recepção, três consultórios com computadores e área para coleta de sangue.

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina
(com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)
Foto: Foca Lisboa – Cedecom/UFMG