Projeto da UFMG recebe prêmio Asma Brasil


12 de dezembro de 2008


O Grupo de Pneumologia Pediátrica da Faculdade de Medicina da UFMG recebeu o segundo lugar do “1º Prêmio Asma Brasil”, promovido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Incentivar a criação de Centros de Referência que permitam aprimorar o controle da asma a partir de abordagem multidisciplinar associada a tratamento farmacológico, é um dos principais objetivos do prêmio.

Segundo a professora Laura Maria Belizário Lasmar, uma das autoras do Projeto Cemad, Centro Multidisciplinar para Assistência ao Paciente com Asma de Difícil Controle, sabe-se que 10% dos pacientes com asma apresentam o tipo de difícil controle, variação da doença que ainda exige melhor conhecimento sobre suas causas.

“Não há dados estatísticos que revelem essa porcentagem entre crianças. Por outro lado, o serviço de saúde gasta quatro mil reais por ano com esses pacientes, que não respondem bem ao tratamento”, salienta Laura Belizário.

“Essas crianças continuam apresentando crises, tossem muito, especialmente à noite, têm suas atividades físicas limitadas, e freqüentemente precisam recorrer a serviços de urgência”, comenta a professora, observando que se a asma é controlada o gasto passa a ser de 600 reais.

A professora também afirma que embora alguns estudos com esse objetivo já sejam desenvolvidos na Faculdade de Medicina, ainda em fase inicial, o prêmio de R$ 20 mil da SBPT será totalmente investido no desenvolvimento do projeto e fortalecimento das pesquisas na área na UFMG.

Foto: Roberto Stirbulov
Legenda: Os professsores Cássio Ibiapina, Laura Lasmar e Paulo Camargos, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.