Amilcar Martins vem da época de ouro da Faculdade

10 de outubro de 2007

10out-amilcar-vianna1.jpgEm solenidade realizada nesta manhã, no auditório que leva o nome do homenageado, foi comemorado o centenário de nascimento do professor Amilcar Vianna Martins.

Prestigiaram o evento dezenas de professores, estudantes, amigos e familiares, do médico considerado um dos maiores parasitologistas do Brasil.

Presidindo a mesa da solenidade, o diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna, se sentou ao lado de Beatriz Borges Martins, esposa de Amilcar Vianna (foto), que veio acompanhada de seus filhos. Juntos, eles inauguraram um retrato e uma placa comemorativos, que ficarão expostos na sala.

10out-amilcar-vianna3.jpgEm uma verdadeira aula de história, o fundador do Centro de Memória da Medicina da UFMG, professor João Amílcar Salgado (foto), comparou a trajetória de Amilcar Vianna com a de Che Guevara, cuja morte, recentemente, completou 40 anos. Em tom descontraído, João Amílcar também lembrou casos engraçados vividos por Vianna, na faculdade e fora dela.

Ainda segundo João Amílcar Salgado, o parasitologista estudou numa época áurea na Faculdade de Medicina. “Temos algo na nossa história que todas as escolas vão sempre morrer de inveja: a quantidade de alunos ilustres formados aqui. Entre eles estão o presidente JK, Guimarães Rosa, Pedro Nava, Mário Pena, Clóvis Salgado e, claro, Amilcar Vianna”, provocou.

Um grande pesquisador

O coordenador do curso de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, Manoel Otávio da Costa Rocha, organizador da solenidade, lembrou, em sua fala, o vasto legado deixado na faculdade pelo homenageado.

Um dos maiores pesquisadores da doença de Chagas e esquistossomose em todo o mundo, Martins exerceu, dentre várias outras funções, a de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Parasitologia da UFMG.

Presente na platéia, o vereador Elias Murad chamou a atenção para o fato de que Amilcar Vianna foi catedrático na Faculdade de Farmácia e seu professor. “Me sinto honrado em ter participado desta justa homenagem”, avalia.”Uma grande figura, o professor e cientista Amilcar. Com seu trabalho, ele honrou não só a Minas Gerais e o Brasil, mas todo o continente americano”, declara.

Já o filho do homenageado, Amilcar Vianna Martins Filho, o “Amilquinha” para os de seu círculo de intimidade, proferiu discurso de agradecimento pela solenidade, em nome da família. Na ocasião, ele destacou o jeito carinhoso e “mole” com que o pai costumava tratar os filhos e a mulher. O ex-deputado confidenciou ainda que a imagem rígida e “durona” que seu pai fora conhecido era apenas fora de casa.

Ao final da solenidade o professor Manoel Otávio homenageou os familiares de Amílcar entregando uma placa condecorativa à senhora Beatriz Vianna.
UFMG comemora centenário de Amilcar Vianna na quarta 10 – 5 de outubro de 2007

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG