Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico - Faculdade de Medicina - UFMG Brasão da Universidade Federal de Minas Gerais Logotipo da Faculdade de Medicina da UFMG Logotipo do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico

Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita

Ir para a página inicialHOME

Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita em Minas Gerais


Samuel Borges Photography / Shutterstock

O Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita em Minas Gerais é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e faz parte do Programa Mães de Minas, conjunto de ações de saúde voltado para a proteção e o cuidado da gestante e da criança no primeiro ano de vida.

Aprovado em junho de 2012 por meio da Deliberação nº 1.176 da Comissão Intergestores Bipartite e Resolução SES nº 3.331, o Programa é viabilizado tecnicamente pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Nupad). Por esta iniciativa, o Estado garante a todas as gestantes o direito de realizar gratuitamente os testes sorológicos necessários ao diagnóstico precoce da toxoplasmose congênita.

Quando a gestante adquire a infecção, pode haver transmissão para o feto e sérias consequências para o seu desenvolvimento, com predomínio de lesões no sistema nervoso central e na retina. Com o diagnóstico precoce, a futura mãe pode ser tratada durante a gravidez, de forma a evitar a infecção fetal. Se, apesar do tratamento na gestação, a criança nascer com a doença (toxoplasmose congênita), pode-se tratar a criança e evitar ou diminuir as graves sequelas.

Além dos casos positivos para toxoplasmose, o Programa também identifica as grávidas com risco de adquirir a infecção durante a gestação. Nesse contexto, as futuras mães serão alvo de medidas educativas e orientações para evitar a exposição ao agente causador da doença, o Toxoplasma gondii.

Procedimento

O teste necessário para o diagnóstico da toxoplasmose é realizado de forma simples e segura. Ele pode ser feito a partir do primeiro comparecimento da gestante à Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu município.

Uma amostra de sangue é colhida em papel-filtro, a partir de punção digital, e enviada pelos Correios para análise no Laboratório de Triagem Pré-Natal do Nupad, em Belo Horizonte. Ao mesmo tempo, estabelece-se uma padronização de valores de referência para garantir uma interpretação adequada dos resultados e favorecer ações mais efetivas relativas à saúde pública.

Denise Reis / Acervo Nupad

Para que o município receba os insumos necessários para a realização da coleta de sangue, bem como protocolos, material institucional e de divulgação do Programa de Controle, é necessário realizar o cadastro das Unidades de Saúde do município. Este cadastramento deve ser realizado pelo site do Nupad.

O kit enviado pelo Nupad aos municípios cadastrados contém:

  • Cartilha para a gestante;
  • Cartilha fluxograma para o profissional de saúde;
  • Cartazes de divulgação em formato A2 e A3;
  • Bloco de 30 folhas para lembrete;
  • Envelope carta resposta;
  • Envelope para acondicionamento do teste em papel filtro;
  • Cartela de papel filtro contendo os testes;
  • Lanceta cor rosa da marca BD;
  • Conjunto de etiquetas, sendo duas com código de barra (envelope/ papel filtro) e uma sem código de barra (cartão da gestante);
  • Etiqueta do Programa “Mães de Minas”;
  • Display para secagem do papel filtro após a coleta de sangue;
  • DVD – “Material técnico científico desenvolvido para a fase de implementação do Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita”.

Além de fornecer o kit, receber e analisar as amostras de sangue das gestantes, o Nupad colabora com os gestores de saúde no encaminhamento dos casos positivos para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). As ações de tratamento contarão com a supervisão da SES-MG, especialmente em situações com dificuldades de resolução local.

Atualmente, 99,88% dos municípios mineiros integram o Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita. Ao todo, são 3.904 unidades básicas de saúde cadastradas.

Para visualização e download:
Conteúdo técnico e científico do Programa de Controle de Toxoplasmose Congênita.

 

Separador

Avenida Alfredo Balena, 190 - 5º andar - Santa Efigênia - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Tel: (0xx 31) 3409 8900 - Fax: (0xx 31) 3409 8967 - Email: nupad@medicina.ufmg.br
Centro de Coleta: (0xx31) 3409 8952