Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico - Faculdade de Medicina - UFMG Brasão da Universidade Federal de Minas Gerais Logotipo da Faculdade de Medicina da UFMG Logotipo do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico

Triagem Neonatal Seta Fibrose Cística

Ir para a página inicialHOME

Tratamento


Ilustrativo
Fisioterapia respiratória

O tratamento e o acompanhamento dos pacientes são realizados por equipe multidisciplinar formada por pediatras, pneumologistas, gastroenterologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros.

Clínico

O acompanhamento clínico adequado tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida desses pacientes. Antes da introdução do exame de triagem neonatal para fibrose cística, o diagnóstico era feito mais tardiamente, geralmente com as crianças já desnutridas, muitas vezes gravemente.

Além disso, o controle clínico precoce, realizado em centros de referência, pode diminuir consideravelmente as complicações pulmonares, melhorando o prognóstico.

Nutricional

O papel do nutricionista é importante no tratamento da pessoa com Fibrose Cística, que precisa ingerir alimentos bastante calóricos para combater infecções pulmonares e melhorar a qualidade de vida.

Formas de Tratamento

Criação: Nathália Santiago
Quando pai e mãe são portadores do gene para fibrose cística, em cada gravidez a chance de nascer um filho com a doença é de 25% e um filho portador do gene é de 50%

Em caso de infecção respiratória, são adotados antibióticos. O tratamento prevê também o uso de enzimas pancreáticas, vitaminas, fisioterapia respiratória, inalações diárias, além de dieta alimentar hipercalórica, hiperproteica e hiperlipídica. O organismo da pessoa com fibrose cística necessita de mais energia do que o individuo que não tem a doença. Por isso, é fundamental seguir as orientações do nutricionista.

O aconselhamento genético do casal é necessário para informação dos pais sobre o fato de que, quando os dois são portadores, ou seja, pai e mãe têm um gene para a fibrose cística, em cada gravidez o risco de nascer um filho com a doença é de 25%. E a probabilidade de nascer um filho saudável, mas também portador, é de 50%.

O livro Receitas Hipercalóricas Para Fibrose Cística, publicado em 2007, traz dicas de receitas básicas para pessoas que são acometidas pela doença.

Separador

Avenida Alfredo Balena, 190 - 5º andar - Santa Efigênia - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Tel: (0xx 31) 3409 8900 - Fax: (0xx 31) 3409 8967 - Email: nupad@medicina.ufmg.br
Centro de Coleta: (0xx31) 3409 8952