Sobre o Observatório

O Observatório é um espaço para análise sistemática e permanente de eventos, fatos, evidências e acontecimentos sobre a saúde da criança e do adolescente.
Saiba mais.

Saiba Mais.
Exantema / Doença exantemática PDF Imprimir E-mail

 

Exantema é uma erupção geralmente avermelhada que aparece na pele devido à dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação.

Sua causa pode ser infecciosa, alérgica, tóxica, física, etc. Os exantemas podem se manifestar desde manchas planas até pequenas vesículas ou bolhas. Doenças exantemáticas, também conhecidas como febres eruptivas, são as doenças infecciosas agudas que tem como principal característica o exantema. São bastante comuns, principalmente na infância, e sua principal importância é que algumas delas apresentam alto risco de contágio e de potenciais complicações. Podem-se prevenir algumas doenças exantemáticas através da vacinação e evitando contato com doentes.

Alguns exemplos de doenças exantemáticas infecciosas são: sarampo, escarlatina, rubéola, eritema infeccioso, exantema súbito e varicela. As alérgicas manifestam-se como urticárias, vermelhidão ou pequenos carocinhos ou bolhas na pele.

Nas doenças exantemáticas em que a criança está muito abatida, com manchas arroxeadas ou em que o exantema demora mais de cinco dias para desaparecer, a preocupação deve ser maior e a criança deve ser levada, mais rapidamente, ao Centro de Saúde ou ao pediatra.

 

Veja também: Dengue, doença mão-pé-boca, eritema solar, herpes simples, herpes zoster, impetigo, miliária, mononucleose, prurigo agudo infantil.

Última atualização em Seg, 09 de Abril de 2012 17:45
 

A a Z

Clique nas letras para ver as palavras

 

Fale conosco

E-mail: pediatriadeaaz@gmail.com

ObservaPED - Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente

Site Produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG