Sobre o Observatório

O Observatório é um espaço para análise sistemática e permanente de eventos, fatos, evidências e acontecimentos sobre a saúde da criança e do adolescente.
Saiba mais.

Saiba Mais.
Estomatite PDF Imprimir E-mail

 

é o nome geral que se dá para qualquer inflamação da boca ou gengivas. Não tem nada a ver com o estômago (inflamação do estômago é gastrite). Quando é apenas nos lábios é chamado de queilite. Uma das estomatites mais comuns é o sapinho, que é caracterizado pelo aparecimento de manchas brancas, parecendo nata de leite, em qualquer parte da boca.

Outra causa comum de estomatite são as infecções por vírus,que se manifestam como aftas na boca, gengiva, lábios e língua. As aftas são bolinhas de um líquido claro, que logo arrebentam, formando pequenas úlceras ou feridas dolorosas. A estomatite por vírus que mais incomoda é a gengivoestomatite aftosa,e que não tem nada a ver com a aftosa do gado. É contagiosa, causada por herpes, passando de pessoa para pessoa. Nesse caso as aftas duram uma semana ou mais. Há uma febre que costuma ser alta e durar também vários dias. A criança fica muito irritada, chorosa, baba muito e tem muita dificuldade em aceitar a alimentação, especialmente alimentos ácidos, muito salgados ou quentes. Ela tolera melhor líquidos, mingau e gelatina fria.

O tratamento consiste na hidratação e alimentação adequada, controle da febre e boa higiene da boca, podendo ser utilizada uma solução anti-séptica com anestésicos, que pode ser orientada no Centro de Saúde. (Leia também "sapinho").

Última atualização em Seg, 09 de Abril de 2012 18:00
 

A a Z

Clique nas letras para ver as palavras

 

Fale conosco

E-mail: pediatriadeaaz@gmail.com

ObservaPED - Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente

Site Produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG