Enade: Alunos devem se cadastrar no Cegrad

O Cegrad fará, até 24 de junho, o cadastro dos alunos concluintes para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).


21 de junho de 2016


REDES_SOCIAIS_ENADEO Centro de Graduação (Cegrad) da Faculdade de Medicina da UFMG fará, até o dia 24 de junho, o cadastro para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A edição de 2016 da prova será realizada em novembro e a participação é obrigatória para os alunos concluintes dos cursos de Medicina, Tecnologia em Radiologia e Fonoaudiologia. A relação desses alunos está disponível para consulta no Cegrad.

São considerados concluintes aqueles discentes com previsão de formação para o segundo semestre de 2016 ou primeiro semestre de 2017. No caso do curso de Tecnologia e Radiologia, também são considerados os que já tenham atingido 75% da carga horária. Caso esteja incluído neste grupo, o aluno deve procurar o Cegrad para conferir os dados de cadastro e assinatura da lista de inscrição.

O Enade é componente curricular obrigatório para que o estudante consiga formar. Podem obter dispensa da avaliação os que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2016 ou que estejam matriculados em atividades curriculares fora do Brasil, em instituição conveniada, na data de realização da prova.

Confira as orientações para atualização do cadastro e o manual do estudante para o Enade 2016 no site do Cegrad.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será realizado no dia 20 de novembro. O objetivo é avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Os indicadores obtidos medem a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas da educação superior, quanto como fonte de consultas pela sociedade.

A professora e coordenadora do Colegiado de Fonoaudiologia, Andrea Motta, conta que, nos últimos anos, os alunos tiveram bom desempenho. “O curso já obteve a maior nota do Brasil na área da Saúde. Agora nossa expectativa é que a avaliação deste ano nos forneça um retorno em relação à mudança curricular, como está repercutindo na formação dos alunos”, explica.

Já o professor e coordenador do Colegiado de Tecnologia em Radiologia, Paulo Márcio, explica que, em 2013, o curso obteve conceito máximo na avaliação, mas a média dos alunos indica que ainda é preciso melhorar. “Analisando os conceitos gerais e os específicos, nos saímos melhor tanto na avaliação da região, quanto do país inteiro. As notas foram aproximadamente 40% superiores”, conta. “O que podemos ressaltar é que, apesar do excelente resultado, ainda há muito que trabalhar, pois a média das notas dos nossos alunos foi de 56 pontos”, conclui.

A professora e coordenadora do Colegiado de Medicina, Alamanda Kfoury, também aponta a importância da nota obtida no Exame. “Eu diria que o ENADE é um momento no qual toda a comunidade acadêmica, alunos, professores e corpo técnico-administrativo, cada um a seu modo, de alguma forma vai demonstrar o seu nível de comprometimento institucional. O curso de Medicina da UFMG tem tido um bom desempenho na prova comparando-se com a média brasileira, mantendo-se na nota quatro nos últimos anos”, afirma.

A Assessoria de Comunicação, a pedido dos colegiados dos cursos e do Cegrad, planeja, ainda, uma campanha de conscientização, junto aos estudantes, sobre a importância de participar ativamente da avaliação. O objetivo é explicar aos alunos o impacto de seu desempenho para o curso, bem como manter os participantes informados sobre cada etapa do processo até a prova.