Projeto Horizonte

Faculdade de Medicina da UFMG

HISTÓRICO

O Projeto Horizonte é resultado da iniciativa da UNAIDS, em conjunto com o Ministério da Saúde, com o objetivo de integrar o Brasil no processo de desenvolvimento de uma vacina anti-HIV/AIDS. Com o apoio da Unidade de Desenvolvimento de Vacina do antigo Programa Global de AIDS, da Organização Mundial de Saúde, o Ministério da Saúde do Brasil estabeleceu em 1992 o Comitê Nacional de Vacinas Anti-HIV/AIDS.

Três centros urbanos foram selecionados para futuras pesquisas com vacinas: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, onde deveriam ser desenvolvidos estudos em quatro grandes áreas: epidemiológica, sociocomportamental, clínica e laboratorial. Assim, a UFMG foi escolhida como executora do estudo em Minas Gerais e o Projeto Horizonte teve início em 1994. Seu principal objetivo é determinar a incidência da infecção pelo HIV e os fatores sociocomportamentais associados à infecção em uma coorte de homens que fazem sexo com homens (HSH). Atualmente trata-se do único estudo longitudinal com esta população no Brasil.

As atividades desenvolvidas pelo Projeto, como aconselhamento, avaliação médica e laboratorial, trabalho educativo de prevenção, fornecimento de preservativos e gel lubrificante, vêm se caracterizando em importante conjunto de serviços prestado à comunidade homossexual de Belo Horizonte.

A experiência adquirida durante os anos do estudo mostrou ser viável manter em seguimento uma coorte de homossexuais e bissexuais por longo período de tempo, estimar a incidência da infecção pelo HIV, avaliar fatores de risco para infecção pelo HIV e discutir os aspectos técnicos e éticos relacionados à vacinas anti-HIV.

O Projeto Horizonte formou uma equipe multidisciplinar com experiência na implantação e condução de estudos dessa natureza. O conhecimento obtido possibilitou saber mais sobre especificidades da população de HSH em Belo Horizonte e poderá contribuir para o estabelecimento de outros estudos com populações de maior vulnerabilidade.

Alameda Álvaro Celso, 241 - Belo Horizonte - MG - Brasil - Tel: +55 0 31 3226-8188        horizonte@medicina.ufmg.br