Projeto Horizonte

Faculdade de Medicina da UFMG

 

QUEM SOMOS

O Projeto Horizonte, financiado pelo Ministério da Saúde e executado pela UFMG, estuda desde 1994 a infecção pelo HIV e realiza ações preventivas entre homens que fazem sexo com outros homens. O Projeto avalia o comportamento individual e sua influência na transmissão e prevenção do HIV-AIDS, além de discutir com os voluntários questões relacionadas às vacinas anti-HIV e a possibilidade de participação em futuros testes.

Como funciona: Para ingressar no Horizonte o interessado deve ser homem que se relaciona sexualmente com outros homens, ter idade acima de 18 anos, ser soronegativo para HIV e deve morar na região metropolitana de BH. O processo de admissão compreende:

1) ACOLHIMENTO
A equipe psicossocial fornece informações detalhadas sobre o projeto com a discussão do Consentimento Livre e Esclarecido;

2) ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL
O voluntário responde individualmente questionário-entrevista sobre seu comportamento sexual, conhecimento sobre AIDS e vacinas anti-HIV e recebe aconselhamento pré e pós teste.

3) EXAMES LABORATORIAIS
Inclui hemograma e sorologia para o HIV, Sífilis e hepatites B e C.

4) CONSULTA MÉDICA
Após o resultado dos exames laboratoriais é feito exame físico completo e questionário sobre o estado de saúde atual. Para aqueles que apresentam HIV negativo, um segundo e último consentimento é discutido e, quando assinado, efetiva-se a entrada no projeto. Nos casos de exame anti-HIV positivo, esses são encaminhados aos serviços especializados como o Centro de Treinamento e Referência- CTR Orestes Diniz. Uma vez inserido no Projeto estes procedimentos são repetidos a cada seis meses. Para auxiliar no comparecimento são fornecidos vales-transportes e vales-refeição. Preservativo e gel-lubrificante também são oferecidos. Os voluntários são convidados a participar de intervenção educativas em grupo oferecidas mensalmente: cinema comentado (Cine Horizonte); oficinas de sexo mais seguro; palestras e debates sobre DST/ AIDS, sexualidade e vacinas anti-HIV.

Como participar: O interessado deve telefonar ou entrar em contato por email e agendar entrevista inicial para detalhamento das informações . O participante pode se desligar a qualquer momento e é garantido o sigilo de sua identidade.


Contatos: (31) 3226-8188 ou horizonte@medicina.ufmg.br

 

Alameda Álvaro Celso, 241 - Belo Horizonte - MG - Brasil - Tel: +55 0 31 3226-8188        horizonte@medicina.ufmg.br