Faculdade oferece disciplina online sobre métodos de ensino e aprendizagem na saúde


22 de fevereiro de 2019


Curso será baseado em método inovador de Harvard, com conteúdo teórico aliado a narrativas lúdicas

Alunos da graduação, pós-graduação, professores e comunidade externa poderão participar da disciplina a distância Como ser um pesquisador em ensino médico e educação na área da Saúde. O curso será ofertado entre março e junho deste ano, pela Faculdade de Medicina da UFMG e com apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade.

A disciplina é ministrada pelo professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e pesquisador de estratégias de ensino na área da saúde, Cássio Ibiapina, e visa despertar o interesse de cientistas e profissionais de diversos campos de conhecimento pela investigação de métodos de ensino e aprendizagem. “A UFMG sempre foi pioneira em novos métodos de ensino, mas não tem a tradição de pesquisa nessa área”, comenta o professor.

Essa é a primeira vez que a disciplina é ofertada a distância. “Quando foi ofertada como disciplina presencial, poucas pessoas tinham acesso. Usando esse método podemos oferecer um conteúdo gratuito de qualidade para toda a comunidade”, avalia Cássio Ibiapina.

A carga-horária de 60 horas/aula será online, por meio de atividades hospedadas na plataforma Caed Virtual, onde os alunos terão acesso a videoaulas, fóruns de discussão e artigos. Um encontro para apresentação de seminários, previsto para o dia 1º de junho, na Faculdade de Medicina, será o único compromisso presencial da disciplina.

Para os estudos de casos semanais, o professor Cássio utilizou método inovador, com base em método utilizado pela Universidade de Harvard. Esse método compreende na criação de artigos semanais que aliam o conteúdo teórico a narrativas lúdicas sobre personagens fictícios. o objetivo é aliviar a tensão do estudo de temas complexos e tornar o aprendizado mais prazeroso.

Inscrições

Não há pré-requisitos para a participação no curso, mas os alunos deverão ter domínio da língua inglesa para a leitura de artigos. 

Estudantes regularmente matriculados nos programas de mestrado e doutorado da UFMG deverão seguir o procedimento regular de inclusão de disciplina na fase de acerto presencial de matrícula, que acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro no colegiado da Pós-Graduação, no campus Saúde.

Alunos da graduação deverão seguir o mesmo procedimento e comparecer mesmo local no dia 27 de fevereiro.

A comunidade externa e demais interessados poderão se candidatar às vagas remanescentes do curso como opção de disciplina isolada, no dia 7 de março, seguindo as instruções disponíveis no site do Departamento de Registro e Controle Acadêmico.

Com redação do Centro de Apoio à Educação a Distância – UFMG