Projeto oferta atividades gratuitas de Yoga para alunos e médicos residentes


07 de março de 2019


Arte: CCS

Considerado pelo National Institutes of Health como uma das principais terapias complementares em adultos, os benefícios do Yoga também poderão ser experimentados pela comunidade da UFMG. É que a partir de 16 de março, a Faculdade de Medicina da UFMG irá reiniciar o projeto de extensão sobre Kundalini Yoga, com atividades gratuitas dessa prática até 6 de julho.

As atividades serão realizadas aos sábados, das 8h às 9h30, na Faculdade de Medicina. Inicialmente, as vagas serão destinadas aos alunos de graduação em Medicina da Faculdade e médicos residentes do Hospital das Clínicas. As inscrições devem ser feitas por email (kundaliniyoga.ufmg@gmail.com), até o limite de vagas.

De acordo com o professor e coordenador do Núcleo Avançado de Saúde, Ciência e Espiritualidade (Nasce) da Faculdade, Rubens Tavares, o Yoga e a meditação têm sido indicados para melhoria da qualidade de vida e da saúde mental. “Essa é uma das principais preocupações atuais para os profissionais da área de saúde”, conta.

Kundalini Yoga

Esse projeto é uma colaboração entre o Nasce e a Associação Brasileira dos Amigos de Kundalini (ABAKY), que tem desenvolvido projetos de pesquisa sobre o Kundalini Yoga no Brasil junto a pesquisadores da Universidade de Harvard dos EUA.

Como uma atividade de pesquisa e extensão, os participantes devem preencher questionários de qualidade de vida, saúde mental e espiritual, antes e após as aulas, com o intuito de avaliar as atividades para eventuais pesquisas retrospectivas ou prospectivas com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

Mais informações sobre o Kundalini Yoga: www.abaky.org.br/kundalini-yoga