Projeto oferta acupuntura para pacientes do Hospital das Clínicas


28 de março de 2019


Foto: Pixabay

O projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG “Terapias Complementares: acupuntura” está com vagas abertas para pacientes do Hospital das Clínicas com dor pélvica crônica. Interessadas devem ter encaminhamento médico e podem agendar uma avaliação e as sessões na sala 522 (5º andar) do Ambulatório Bias Fortes do HC, às quintas-feiras, de 7h30 às 11h.

Para o encaminhamento, é necessário que o médico emita um pedido de interconsulta para acupuntura – aos cuidados do Dr. Paulo Eisenberg (no formulário padrão do HC). O pedido, que deve ser entregue no agendamento, precisa conter nome completo da paciente, diagnóstico, resumo clínico, número do registro do médico no Hospital e telefones de contato da paciente.

O projeto de extensão é coordenado pelo professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Rubens Tavares, com a participação do acupunturista Dr. Paulo Eisenberg. Segundo Rubens, o tratamento oferecido é recomendado especialmente para pacientes com dor pélvica intensa, como mulheres adolescentes e adultas com cólica menstrual forte e que afeta a qualidade de vida (dismenorreia primária), ou com endometriose com sintomas importantes.

O professor acrescenta que se espera obter alívio adicional dessas dores por meio da acupuntura utilizada de forma complementar. “Mas é muito importante que as pacientes mantenham o acompanhamento ginecológico regular, pois este projeto não visa substituir, mas sim complementar o tratamento convencional”, adverte Rubens. De acordo com ele, a pretensão é que futuramente o atendimento possa ser ampliado para o público externo.

Excepcionalmente, interessadas que não puderem comparecer na quinta-feira de manhã, poderão deixar o pedido de interconsulta, nome e telefone de contato na Clínica da Dor, 5º andar do ambulatório Bias Fortes.

Mais informações: acupunturanaufmg@gmail.com