1º edição do Jabuti Acadêmico tem professora da Medicina entre 9 finalistas da UFMG
Docentes da Universidade concorrem em uma categoria especial do prêmio e sete do eixo Ciência e Cultura; vencedores serão conhecidos em 6 de agosto
22 de julho de 2024 - Finalista, Livro, Premiação, Premio Jabuti

Nove professores da UFMG estão entre os finalistas em oito categorias do Prêmio Jabuti Acadêmico, dentre eles a professora Maila de Castro L. das Neves, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG . Em 2024, o tradicional Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), reconhece, pela primeira vez, a produção técnica e científica brasileira em 29 categorias: 27 do eixo Ciência e Cultura e duas especiais. O anúncio dos finalistas de cada categoria foi feito na última quinta-feira, 18 de julho, pela CBL. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, em 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Para a presidente da CBL, Sevani Matos, a primeira edição do Jabuti com foco na área acadêmica, que teve quase duas mil obras inscritas, agrega ainda mais valor à produção científica brasileira. “Estamos muito animados com a proximidade da grande festa de laureação. O Prêmio Jabuti Acadêmico é um reconhecimento e uma forma de valorizar ainda mais as obras das áreas científicas, técnicas e profissionais. Cada etapa, cada novo anúncio de semifinalistas e finalistas, mostra a qualidade da produção acadêmica e científica brasileira”, diz.
Intitulado Transtornos Psiquiátricos na Mulher: diagnóstico e manejo, o livro conta com a autoria da professora Maila de Castro, em parceria com os doutores, Amaury Cantilino e Joel Renó Jr. O livro apresenta informações atuais e baseadas em evidências, a fim de integrar conhecimentos teóricos e prática clínica. Entre os tópicos abordados, estão fisiologia feminina, sexualidade, manifestação de transtornos mentais, impactos psicológicos da violência e aspectos forenses dos transtornos psiquiátricos.
Além de Maila, outros oito professores também são finalistas do prêmio.
Leia a matéria completa no site da UFMG
Com informações CEDECOM e Câmara Brasileira do Livro