20 anos de pesquisas sobre anemia falciforme é debate na Pediatria


17 de junho de 2019 - , , , ,


Análise, feita no Nupad, da amostra de sangue coletada no teste do pezinho. Foto: Carol Morena

O Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG (PED) promove sua próxima reunião científica com a abordagem geral sobre o “Diagnóstico molecular e história natural dos subtipos de doença falciforme”. O evento ocorre na sala 062 do prédio, às 7h30 do dia 19 de junho e é aberto ao público.

A condução dessa edição será feita pelo professor do Departamento, Marcos Borato Viana, o primeiro hematologista pediátrico do Brasil e consultor do Laboratório de Hemoglobinopatia do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade (Nupad). Ele conta que trará alguns apontamentos de pesquisas realizadas na temática da anemia falciforme. “Vai ser abordada toda a pesquisa que temos feito em conjunto com a Faculdade, o Nupad e a Fundação Hemominas”, relata.

Borato também ressalta o longo caminho dessas pesquisas e suas consequências. “Trataremos sobre a abordagem clínica e molecular, como temos feito nesses quase 20 anos de pesquisa em doença falciforme, ou seja, o que foi feito e a utilidade clínica disso”, declara.

A reunião

As reuniões científicas são promovidas pelo Departamento de Pediatria da Faculdade e aberta aos profissionais da área de saúde e demais interessados. Seu principal objetivo é divulgar e debater conhecimentos científicos relevantes de temas atuais relacionados à assistência integrada e de qualidade da criança e adolescente.

Mais informações com o Departamento de Pediatria da Faculdade: pedfm@medicina.ufmg.br.