Rede lusófona de escolas médicas promove 2º Simpósio de Intercâmbio em Medicina

Evento conta com participação do diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto José Alves, e dirigentes máximos de Escolas Médicas de quatro continentes.

22 de outubro de 2020

Os impactos da pandemia no ensino médico, pesquisa científica e na área da Saúde serão discutidos no 2º Simpósio de Intercâmbio em Medicina da Rede de Cooperação das Escolas Medicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP). O evento será realizado nos dias 4 e 5 de novembro, a partir das 8h, por meio de videoconferência, com participação gratuita e aberta a todos os interessados.

Para o recebimento de certificado de participação, é necessária a inscrição prévia. Mas também é possível acompanhar as apresentações e debates ao vivo diretamente na plataforma Zoom, sem necessidade de inscrição. Durante o evento, dirigentes máximos de instituições de ensino médico de quatro continentes, entre eles o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto José Alves, debatem a integração da rede e compartilham experiências, soluções e propostas que desafiem o “novo normal” e possam ser ponderadas para urgente implementação.

Por isso, a programação do simpósio contempla conferência, palestra, painel e mesa-redonda com temas como as matrizes curriculares pós-pandemia, credibilidade e ética na disseminação do conhecimento científico, a possibilidade do programa Erasmus para a rede CODEM-LP, as potencialidades regionais das agências de fomentos brasileiras e o potencial da teleducação na integração da rede. Confira a programação completa no site do evento.

O momento também será de consagração entre Faculdades de Medicina da América do Sul (Brasil), da Europa (Portugal), da África (Moçambique e Angola) e da Ásia (Macau), para fortalecer a cooperação internacional entre instituições de ensino superior médico de língua portuguesa.

Rede lusófona

A Faculdade de Medicina da UFMG é um das instituições fundadoras da Rede CODEM-LP, criada por escolas médicas de países lusófonos para a cooperação internacional entre as instituições. O Protocolo de Intenções da rede lista como objetivos o intercâmbio discente regular e avançado em graduação, a cotutela em pós-graduação e pesquisa com dupla titulação, o intercâmbio e aperfeiçoamento docente, e a pesquisa e inovação com participação multilateral.

2º Simpósio de Intercâmbio em Medicina
Data: 4 e 5 de novembro
Local: Transmissão plataforma Zoom
Inscrições para certificado e programação no site do simpósio