33° Encontro de Pediatria debate o uso da Inteligência Artificial no ensino, pesquisa e extensão
O evento reuniu profissionais para discutir os desafios do uso de IA e de tecnologias inovadoras na medicina
01 de novembro de 2024 - 33° Congresso de Pediatria, Departamento de Pediatria, inteligência artificial
No dia 30 de outubro de 2024, aconteceu o 33º Encontro do Departamento de Pediatria, com o tema “Uso da Inteligência Artificial e outras tecnologias no ensino, na pesquisa e na extensão de Pediatria”. O evento foi realizado no LABSIM e reuniu profissionais para discutir os desafios do uso de IA e de tecnologias inovadoras na medicina.
Priscila Ferri, médica pediatra, professora da Faculdade de Medicina da UFMG e subchefe do Departamento de Pediatria da UFMG, destaca que: “nós, como educadores, estamos no centro dessa revolução. Nosso papel é formar os futuros profissionais de saúde que dominarão essas tecnologias e farão delas um instrumento para o bem. O ensino vai além de transmitir conhecimento; é preparar nossos alunos para integrar a tecnologia de maneira ética e humanizada no cuidado ao próximo”.
A abertura do encontro contou com a presença da diretora da Faculdade a professora Alamanda Kfouri, a vice diretora, professora Cristina Alvim e as professoras Mônica Versiani e Priscila Ferri. A primeira palestra teve como tema “Inteligência Artificial no Ensino Superior” apresentada pelo professor Maurício Veloso Brant Pinheiro. Em seguida, o professor Frederico Ferri de Resende abordou a importância do “Uso ético e legal das tecnologias e mídias”, ressaltando as responsabilidades envolvidas na integração dessas ferramentas no ambiente educacional e de pesquisa.
Além disso, o evento promoveu uma mesa-redonda sobre “IA e Tecnologia na Saúde”, que teve a moderação da professora Cristiane Dias do Departamento de Pediatria, a participação da professora Zilma Reis, coordenadora do Centro de Informática em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, além do cientista da computação Isaías Oliveira e da advogada Gabriella da Silva Reis. O debate levantou discussões sobre o papel da inteligência artificial no aprimoramento dos diagnósticos e no desenvolvimento de metodologias educacionais. Além disso, o evento abriu espaço para que os participantes tirassem dúvidas e comentassem sobre as apresentações.
Durante a tarde, o encontro ofereceu atividades práticas divididas em grupos, com enfoques específicos: o primeiro grupo explorou a criação de atividades avaliativas utilizando IA, enquanto o segundo grupo utilizou simulações para discutir casos clínicos em pediatria. O evento foi finalizado com um momento cultural.
Galeria de fotos