50 anos de festival de inverno são lembrados no Corredor da Memória
26 de junho de 2018
Foi aberta essa semana a exposição eletrônica “Festival de Inverno”, no Corredor da Memória, no térreo da Faculdade de Medicina da UFMG. A exposição comemora 50 anos de criação do festival, relembrando as edições passadas a partir de seus cartazes de divulgação. Os cartazes em exposição são digitalizados, da primeira a 49ª edição do Festival, e acompanham pequenas explicações sobre a época do evento e contextos.
O Festival teve sua primeira edição em 1967, na cidade de Ouro Preto. Desde o início, o objetivo era valorizar e ressaltar a produção artística Mineira. O evento passou por diversas cidades do estado, como Diamantina e Poços de Caldas. O 9º Festival de Inverno, de 1975, foi dedicado à Guimarães Rosa, que estudou medicina na Faculdade de Medicina da UFMG, nos anos 1925 a 1930.
50º Festival de Inverno da UFMG
A ser realizado do dia 20 a 28 de julho, o 50º Festival de Inverno da UFMG tem como tema “CoExistência: um, dois, nós”, promovendo a criação artística como transformadora não só para o indivíduo, mas também com as pessoas ao redor. Um dos diferenciais dessa edição é o foco nas residências artísticas, atividades que terão sete horas diárias durante oito dias, representando uma imersão radical no processo criativo e performático.
A programação é gratuita, incluindo oficinas, conferências, colóquio e eventos culturais no campus Pampulha e no Conservatório UFMG. O Festival é organizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG.