Faculdade sedia primeiro Seminário Internacional de Saúde Mental e Educação da UFMG

Evento vai discutir a saúde mental nos ambientes de aprendizagem.


21 de novembro de 2022 - , , , ,


No dia 24 de novembro a Faculdade de Medicina da UFMG promove o primeiro “Seminário Internacional de Saúde Mental e Educação da UFMG”. O evento será realizado das 8h às 12h, nas salas 715 e 717 da Faculdade, e terá participação do professor Rodrigo Miguel Rojas-Andrade da Universidad de Santiago de Chile (USaCh)

O seminário é coordenado pelos professores Helian Nunes de Oliveira, do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS) da Faculdade; e Luiz Paulo Ribeiro, da Faculdade de Educação (FAE). Seu intuito é ampliar o diálogo sobre a saúde mental nos espaços e comunidades educacionais, possibilitando a colaboração entre profissionais e instituições de ensino para  promoção da saúde mental de forma preventiva. 

Para o professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Helian Nunes, a abordagem da saúde mental não deve se restringir a instituições de saúde, ela deve ser inserida em outros ambientes, como no ensino e na educação. 

É importante provocar discussões sobre a temática, a fim de criar uma rede de saúde mental nos ambientes de aprendizagem”, destaca o professor Helian. 

Além disso, o professor Helian ressaltou que essa colaboração com a FAE é relevante para promover a interdisciplinaridade e interprofissionalidade da temática. “Nenhuma profissão consegue trazer todas as respostas ao campo da saúde mental. Então a interprofissionalidade é muito importante”, finaliza. 

No seminário, o professor Rodrigo Rojas vai discutir a saúde mental nas comunidades educativas, indo além das classificações psicopatológicas e encaminhamento a especialistas. Rodrigo Rajas é professor da Facultad de Humanidades da USaCh, onde pesquisa a convivência escolar, psicologia política e comunitária, violência escolar, entre outros temas.

Clique aqui para se inscrever.

Haverá transmissão do evento pelo canal do Youtube do Observatório de Saúde do Trabalhador da UFMG (OSAT).
A iniciativa é uma parceria entre o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), o Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Nesatt), o Programa de Extensão de Educação em Saúde Coletiva (EduSaúde Brasil), a Liga Acadêmica de Humanidades Médicas  (LaHum) e o Doutorado Latino-Americano em Educação.