Roda de conversa discute saúde mental da população negra e indígena


18 de maio de 2023 - ,


Foto: Arquivo / Faculdade de Medicina da UFMG

A roda de conversa realizada pela Comissão de Enfrentamento do Racismo (CPER) da Faculdade de Medicina da UFMG, aconteceu no final da manhã de ontem (17), na sala 333 – 3º andar, para a 11ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG. O evento contou com apoio do Coletivo Ocupação Psicanalítica, que trouxe para a conversa um pouco do trabalho que fazem em grupo, e a importância de ter profissionais da saúde mental, de fato, preocupados com a saúde da população negra e indígena.

Além do coletivo, o Grupo de Estudos de Negritude e Interseccionalidades (GENI) também participou da roda de conversa. A ideia era mostrar o trabalho do grupo dentro da faculdade, principalmente sendo formado por alunos negros, em maior parte da medicina. No final, a roda de conversa ainda abriu espaço para que os participantes pudessem expor suas opiniões, suas dores e desejos para a saúde (física e mental) da população não branca.

Semana de Saúde Mental

O evento é um convite à reflexão sobre “a transversalidade do tema”, como se explica no seu site, bem como sobre a importância de promovermos a agenda de luta e defesa da saúde mental em uma perspectiva de fortalecimento dos direitos humanos. 

Neste ano, o enfoque recai sobre as relações entre saúde mental e democracia, tema que atravessa toda a programação, composta de atividades propostas pela própria comunidade da UFMG.

Ainda na programação, a Faculdade de Medicina promove o MedCine: Saúde Mental é democracia, com a exibição de dois filmes ao longo da semana.